INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o livro do profeta Zacarias,
que trata basicamente de dois temas principais, a saber: a conclusão do
Templo e as Promessas Messiânicas. O Templo que outrora fora destruído
por Nabucodonosor, deveria ser reconstruído, mas o povo estava
negligenciando tal reconstrução, o que implicou em diversos castigos
divinos. A ira do Senhor, porém, haveria de durar só um momento e a
libertação de Israel do domínio estrangeiro e a implantação do Reino
Messiânico se tornaria uma realidade.
I – INFORMAÇÕES SOBRE O PROFETA ZACARIAS
Zacarias foi um sacerdote que voltou para Israel com
seu pai e seu avô no primeiro retorno da Babilônia com Zorobabel. É
possível constatar isso, observando a contagem sacerdotal registrada no
livro de Neemias (Ne 12.4,16). Alguns supõem que o seu pai tenha morrido
antes do retorno e que ele tivesse sido criado pelo avô. Possivelmente
Jesus se referiu ao profeta Zacarias (Mt 23.35). Dentre os profetas
menores, Zacarias é o único que é apontado também como sacerdote. Dentre
os profetas maiores, Jeremias e Ezequiel também exerciam ambos
ministérios.
1.1 Nome. O nome Zacarias, Zekar-Yah, no hebraico, significa “O Senhor se lembrou”. Os nomes de seu pai e de seu avô têm significados interessantes (Zc 1.1). Ido significa “tempo designado”, e Berequias significa “o Senhor abençoa”. Segundo Ellisen (2012, p.389) “até
os nomes sugerem a mensagem do livro: O Senhor não esquecerá suas
promessas da aliança para abençoar Israel no tempo designado”.
1.2 Livro. O livro de Zacarias é o mais longo dos Doze Profetas Menores. Ele pode ser dividido em duas partes: a primeira parte
(Zc 1-8), começa com uma exortação aos judeus para que voltem ao Senhor
e assim também Deus se voltaria a eles (1.1-6). Enquanto encorajava o
povo a terminar a reedificação do Templo, o profeta Zacarias recebeu uma
série de oito visões (1.7-6.8), garantindo que Deus cuida de seu povo,
sendo o Senhor de sua história. As cinco primeiras visões transmitiam
esperança e consolação, mas as últimas três apontavam para um juízo. A
quarta visão e a cena da coroação de Josué são profecias messiânicas. Já
a segunda parte do livro de Zacarias (Zc 9-14), contém dois blocos de profecias apocalípticas. Cada um deles é introduzido pela expressão “Peso da Palavra do Senhor”
(9.1; 12.1). O primeiro peso (9.1-11.17) inclui a promessa de salvação
messiânica para Israel, mas que o Pastor-Messias seria primeiramente
rejeitado e ferido (Zc 11.4-17 cf. 13.7). O “peso”
(12.1-14.21) focaliza a restauração e conversão de Israel (12.10).
Naquele dia, uma fonte será aberta à Casa de Davi para a purificação do
pecado (13.1); então Israel dirá: “O Senhor é o meu Deus” (13.9). E o Messias reinará em Jerusalém (14).
1.3 Período em que profetizou. O profeta Zacarias
exerceu o seu ministério entre os anos 520 e 480 a.C. Agora é importante
observar que três seções deste livro têm data exata, mas os últimos
seis capítulos não têm. Podemos situar (Zc 1.1-6) no ano 520 a.C., pois
tal relato se dá pouco mais de um mês após a segunda profecia de Ageu
(Ag 2.1). Podemos situar (Zc 1.7-6.15) no ano 519: “Aos vinte e quatro dias do mês undécimo (que é o mês de sebate), no ano segundo de Dario...” (Zc
1.7). E ainda podemos situar Zc 7 e 8 no ano 518 a.C. Já os capítulos 9
ao 14, devem descrever o período de mais ou menos 480 a.C, talvez pelo
fato da Grécia começar a se tornar a grande potência mundial.
1.4 Contemporâneos. Zacarias era um contemporâneo do
profeta Ageu. Certamente Zacarias era mais jovem. No livro de Esdras
está escrito que ambos animaram os judeus, em Judá e Jerusalém, a
persistirem na reedificação do Templo nos dias de Zorobabel (Ed 5.1).
Como resultado do ministério de Zacarias e Ageu, o Templo foi completado
e dedicado por volta do ano 515 a.C.
II – A SITUAÇÃO DE JUDÁ NA ÉPOCA DE ZACARIAS
Zacarias que começou a profetizar por volta do ano 520 a.C. como os
demais judeus, aguardava ansiosamente pela libertação da nação do
domínio estrangeiro, e com confiança esperava que um povo renovado fosse
governado por um descendente da casa de Davi. O Templo estava sendo
reconstruído e os persas não impuseram maiores dificuldades. A verdade é
que eles começaram a apoiar um novo governo teocrático que estava
surgindo àquela época.
2.1 Situação política. Após os 70 anos de cativeiro na
Babilônia, os judeus retornaram, sob a nova política persa que
encorajava a volta dos cativos, e lhes foi proporcionada uma nova
situação de vida, um distrito na província daquém do rio Eufrates (Ed 1
1-5). Esse tratamento por parte de Ciro pode ter resultado da influência
do profeta Daniel. A oposição à reconstrução do Templo veio dos
vizinhos samaritanos que tentaram integrar-se com os judeus e misturar
as religiões. Essa oposição teve como resultado perseguições, e a
construção ficou suspensa durante 14 anos (Ed 4.1-24; 6.1-12).
2.2 Situação espiritual. Em 537 a.C., começou uma
grande era para os judeus com a volta do cativeiro e o reinício das
ofertas da aliança em Jerusalém. Mas a pausa na reconstrução esfriou o
entusiasmo de todos, e eles se voltaram para interesses seculares.
Todavia, essas atividades não se mostraram lucrativas, o que pode ter
sido um castigo por não terem dado a atenção devida à fundação do novo
Templo (Ed 3.12; Ag 1; 2.3). Tal realidade nos mostra que a entrega dos
dízimos e das ofertas pode ser considerada uma espécie de termômetro
espiritual, pois o povo não estava bem diante de Deus e, por isso,
cerrou a sua mão para com o Templo. Depois de 14 anos de negligência
para com o Templo, o Senhor lhes mandou seca e má colheita a fim de
alertar o povo, e Zacarias foi um dos profetas que apontaram para a
causa de todos aqueles males (Zc 1.1-6; 7).
III – CARACTERÍSTICAS DO LIVRO DE ZACARIAS
- É o livro mais messiânico dos Profetas Menores, e está no mesmo nível de Salmos e Isaías quanto ao conteúdo messiânico;
- Ele possui as profecias mais específicas e compreensíveis a respeito dos eventos que marcarão o final dos tempos;
- O livro representa a harmonização mais bem sucedida entre os ofícios sacerdotais e proféticos em toda a história de Israel;
- Suas visões e linguagem altamente simbólicas assemelham-se aos livros apocalípticos de Daniel e Apocalipse;
- O livro revela um exemplo notável de ironia divina ao prever a traição do Messias por trinta moedas de prata (Zc 11.13);
- A profecia a respeito do Messias no capítulo 14, como o grande Rei e Guerreiro, reinando sobre Jerusalém, é uma das que mais inspiram reverente temor em todo o Antigo Testamento.
IV – ALGUMAS OUTRAS CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO DE ZACARIAS
No avanço esmagador dos impérios poderosos da Palestina
nos tempos dos gentios, os poucos sobreviventes de Israel seriam
atingidos pela voragem das lutas internacionais e desafios religiosos.
Mas seu rei, o Messias, viria, primeiro em humildade e rejeição, e mais
tarde com grande poder, a fim de trazer salvação espiritual e expressão
internacional a seu povo, em cumprimento de suas alianças.
4.1 Um livro apocalíptico. Do mesmo modo que o Novo
Testamento termina com uma grande visão apocalíptica, o Antigo
Testamento também termina com essa visão, no livro de Zacarias. Ambos os
livros resumem e esclarecem profecias já apresentadas em termos de
realização. Em Zacarias, as duas vindas do Messias são encaixadas com a
intenção de apresentar uma vasta pré-estreia do futuro de Israel. Há um
forte paralelo entre o livro do profeta Zacarias e o Apocalipse (Zc
9.9,10; Ap 12.6; 13.5; 14.14). Neste livro, observamos relatos acerca da
Grande Tribulação, da Batalha do Armagedom, da segunda fase da Segunda
Vinda de Cristo e do Reino Milenial (Zc 12-14).
4.2 Um livro de “mistérios”. Muitos intérpretes, tanto
judeus como cristãos, consideram esse livro muito obscuro e de difícil
explicação. Mas a profecia não foi escrita para mistificar, e sim para
esclarecer as verdades referentes ao futuro de Israel. Quando as
verdades centrais das visões são observadas, e todas as visões são
relacionadas a profecias anteriores, o motivo messiânico torna-se
central durante as lutas e a marcha dos acontecimentos de Israel. Essa
profecia forneceu alguns esclarecimentos muito importantes para Israel
sobre sua redenção e o futuro nacional, quando o povo entrou em uma
outra fase dos tempos dos gentios, com seus anseios ainda não cumpridos a
respeito da vinda do Messias (Zc 8.7,8; 9.9,10; 11.9,13; 12.10). O
resumo das visões é o seguinte: visão do cavaleiro entre as murtas
(1.7-17); visão dos quatro chifres e dos quatro ferreiros (1.18-21);
visão de um homem medindo Jerusalém (2.1-13); visão do castiçal de ouro e
das duas oliveiras (4.1-14); visão do Rolo voador (5.1-4); visão da
mulher num efa (5.5-11); visão dos quatro carros (6.1-8).
4.3 O Dia da batalha. Zacarias concluiu sua profecia
com uma descrição da culminante batalha terrena, quando o próprio Senhor
se envolverá na peleja. Esse “homem de guerra”,
característica do Senhor, foi aludido em (Êx 15.3), dramatizado em (Na
1.2, Hc 2.8-15 e Sf 3.8). Quando o Senhor sair para a peleja, se
confrontará com todas as nações reunidas contra Jerusalém (Zc 14.2; Ap
19.9). Suas armas não são reveladas, mas a batalha será ganha (Zc
14.12).
V – O LIVRO DE ZACARIAS E O NOVO TESTAMENTO
Não há dúvidas acerca da influência do livro de Zacarias nas páginas do Novo Testamento. Vejamos:
5.1 Sacerdote e Profeta.A
harmonização da vida pessoal de Zacarias no desenvolvimento dos serviços
profético e sacerdotal certamente contribuiu para demonstrar mais à
frente que Cristo tanto era profeta como sacerdote.
5.2 A morte de Cristo e o arrependimento dos judeus.Além
disso, Zacarias profetizou a respeito da morte expiatória de Cristo
pelas mãos dos próprios judeus, que, no fim dos tempos, levará esses
mesmos judeus a se arrependerem profundamente de terem crucificado o
Messias que eles tanto esperavam. Tal reconhecimento só terá lugar na
segunda fase da Segunda Vinda de Cristo (Zc 12.8-10).
5.3 Profecias Messiânicas. Trata-se da contribuição
mais importante do livro de Zacarias. Os escritos do Novo Testamento
citam Zacarias, declarando que suas profecias foram cumpridas em Jesus
Cristo. Vejamos algumas destas profecias:
- Ele viria de modo humilde e modesto (Zc 9.9; 13.7 cf. Mt 21.5; 26.31,56);
- Ele restaurará Israel pelo sangue do seu concerto(Zc 9.11 cf. Mc 14.24);
- Ele seria pastor das ovelhas de Deus que estavam dispersas e desgarradas(Zc 10.2; 13.7 cf. Mt 24.30; 26.31,56);
- Ele seria traído e rejeitado(Zc 11.12,13 cf Mt 26.15; 27.9,10);
- Ele seria traspassado e abatido(Zc 12.10; 13.7 cf Mt 24.30; 26.31);
- Ele Voltaria em glória para livrar Israel de seus inimigos(Zc 14.1-6 cf. Mt 25.31; Ap 19.15);
- Ele reinará como rei em paz e retidão, bem como estabelecerá seu Reino Glorioso para sempre sobre todas as nações(Zc 9.9,10; 14.6-19 cf. Rm 14.17; Ap 11.15; 21.24-26).
CONCLUSÃO
Vimos que o livro de Zacarias trata da reconstrução do
Templo e da Vinda do Messias a esta terra. Trata-se de um livro de vasto
conteúdo escatológico, sendo possível traçar um paralelo com os livros
de Daniel e do Apocalipse. Apesar das visões parecerem ser misteriosas,
elas são perfeitamente compreensíveis, pois se relacionam com a nação de
Israel e com o Messias. O Senhor demonstra ser justo e misericordioso,
garantindo um futuro glorioso e de paz ao seu povo, quando o Cristo
haverá de reinar sobre a terra com base em Jerusalém.
REFERÊNCIAS
ARCHER, Gleason L. Merece Confiança o Antigo Testamento. VIDA NOVA.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRA CHAVE.
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia. CPAD.
ELLISEN, Stanley. Conheça Melhor o Antigo Testamento. VIDA.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF,. PAULO AVELINO
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. CPAD.
Fonte: PortalEBD
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