quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LIÇÃO 11- JUIZO FINAL

ENFOQUE BÍBLICO
“E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.23).

OBJETIVOS
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um, segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20. 11- 15 ERC – Almeida, João Ferreira de, - 81ª Impressão, IPB, RJ - 1995)



Explicar por que Deus permitirá que o Diabo seja solto antes do Juízo Final para enganar as nações.
Descrever de modo explicativo, cada etapa do Juízo Final, conforme o seu relato constante de Apocalipse 20 e passagens correlatas, como Mateus 7.21-23.
Ressaltar a importância de termos a convicção de que o nosso nome está escrito no livro da vida do Cordeiro.


SATANÁS SERA SOLTO E ENGANARÁ AS NAÇÕES
O Milênio terminará de forma conflitante,  assim  que vencer o período da prisão do Diabo, ele será solto. A cadeia não fará nenhum bem a ele, nada mudará para melhor em sua natureza, antes, se é que podemos analisar assim, ele sairá o mesmo, incorrigível, cruel. Que mata, rouba e destrói, nada mudará nele, como já dissemos. Milhares terão nascidos durante o Milênio, embora tenha a natureza humana caída, nunca foram tentados como serão no momento em que o Diabo sair da cadeia (Ap 20.7,8).
 O pastor Antonio Gilberto faz em seu livro ‘Escatologia Bíblica’, um quadro comparativo entre a guerra antes do Milênio e a que vem após o Milênio. Vejamos:
GOGUE, em Ezequiel 38,39
GOGUE, em Apocalipse 20
Ez 38.2-6 – Gogue é um bloco de nações
Ap 20.8 Gogue é todas as nações
Ez 38.6-15 – Gogue vem do norte
Ap 20.8 Gogue envolve toda a terra
Ez 38.16 – Gogue age por ato divino
Ap 20.7,8 Gogue é movido pelo Diabo
Ez 38.21,22 – Gogue é destruído por
espada
Ap 20.9 Gogue é destruído por fogo do Céu
Ez 39.11-13 – Gogue é sepultado em Israel
Ap 20.9 Gogue é totalmente consumido pelo fogo
Ez 38, 39 – Gogue vem antes do Milênio        Ap 20 Gogue vem depois do Milênio

Ap 20, a expressão é simbólica Gogue e Magogue, representa os últimos inimigos de Deus e do seu povo. O evento de Ezequiel é um o de Apocalipse outro.

     

Há uma pergunta intrigante; Porque soltar Satanás? Tudo o que acontece hoje de mal: foi o Diabo quem fez, mas veja bem, uma das razões de sua soltura é para que os nascidos durante o Milênio sejam provados. No Milênio o Diabo não tentará, pois estará na cadeia, porém, não é governo bom que regenerará o homem, o problema do homem não é com o ambiente em que ele vive, mas com o coração, sua natureza é pecaminosa, eles se revoltarão contra Cristo e seguirão as instruções satânicas.
No Éden o pecado entrou no coração do homem, a partir de então o homem passou a ser portador do mal (Tg 1.14). Mesmo quando as condições lhes são favoráveis, o homem fracassa, no Milênio as condições serão gloriosas. Mas o homem não resistirá sua inclinação para o pecado desde o seu nascimento prevalecerá, enquanto o sangue de Jesus Cristo não purificá-lo. Para isto ele precisa crer e aceita-lo como seu Salvador e Senhor, do contrario será sempre um fracassado e viverá sob o domínio do pecado.
A inclinação para fazer revolta está sempre presente no ser humano, não há nada que o deixe satisfeito. A história vai sempre registrar fatos de levantes, principalmente contra lideranças. No governo, na escola, na família, na igreja, são levantes e mais levantes demonstrando a insatisfação com as lideranças. O diabo hoje trabalha em todos estes levantes, essas revoltas nas igrejas, não é intelectualidade, é satanismo mesmo. No céu ele conseguiu a terça parte dos anjos, no Éden ele conseguiu inimizades entre a criatura e o Criador, na criação ele armou uma grande revolta. O Reino Milenar corrigira essas distorções, será um Reino de Paz. Mas porque essa revolta?
A Bíblia diz que ele dará uma volta assim que sair da prisão, certamente levará uma mensagem maligna, sedutora, como lhe é peculiar. Em pouco tempo ele seduzirá os governos do mundo a vir contra o Governo Milenar que é Cristo, certamente prometendo algo melhor. Como ele em nada mudará, assim como no Éden, seduziu fazendo com que a mulher, entedesse que poderia ser Deus, sabe lá o que ele vai prometer aos governos? Na primeira revolta contra o ser humano ele foi sentenciado, nesta ultima ele será imediatamente neutralizado, o homem na primeira vez foi lhe oferecido uma porta de escape, Jesus Cristo viria para salva-lo. Na ultima os que lhe derem ouvidos, Jesus os exterminará (Ap 20.9). E o Diabo enganador de todos os tempos será lançado no lago de fogo que arde com enxofre (v 10). 

AS ETAPAS DO JUÍZO FINAL
Finalmente  chegou o fim o dia do Juízo Final, a igreja participará na comissão julgadora (1Co 6.3). Um Grande Trono Branco se instalará, a terra e o céu passarão, “não se achou lugar para eles”. Quem comparecerá diante do Trono?
ü  Os ímpios mortos de todos os tempos – todos irão ressuscitar em um corpo carregado de pecados, e, se apresentarão diante do Juiz. Segue se aqui um grande mistério, mortos do período milenar também ressurgirão e os da antiguidade que nunca ouviram falar no evangelho. Antes que tais perguntas surjam procuramos uma resposta cabível. Primeiramente o Juiz será perfeito, quanto aos que nunca ouviram o evangelho (Rm 2.15; 10.18; Is 5.3b; Sl 19.3,4; Jó 12.7-9). Todos serão julgados pelas obras, Deus sabe como resolver a contento.
ü  Os grandes e os pequenos diante do Trono – acredita-se que tenha a ver com posição. Pessoas importantes como: “os reis”, “as personalidades”, tanto do passado como as do presente, todos estarão lá, não como importantes, mas como réu a serem julgados. Hitler, Mussolini, Mao Tse-tung, tantos outros que um dia se julgaram senhores do mundo, estarão diante do Trono para serem julgados. Como comparecerá Pilatos? Herodes, os césares que mataram tantos cristãos, como reagirão ao ver junto ao Juiz, aqueles que foram execrados por eles. Os autores da “santa inquisição” que cometeram tantas atrocidades, todos comparecerão e chorarão, embora tarde demais. Grandes pensadores ateus estarão acreditando que JESUS, é o SENHOR. Os pequenos não terão tratamento diferenciado, serão tratados de modo semelhante aos demais, teriam privilégios, caso tivessem aceitado a Cristo em tempo, não acontecendo isso serão aguardados no dia do Juízo final. 
ü  A abertura dos livros – tais livros podem ser alguns dos citados na Bíblia como:
1)      Livro da consciência (Rm 2.15;9.1)
2)      Livro da natureza (Jó 12.7-9; Rm 1.20; Sl 19.1-4)
3)      O livro da Lei (Rm 2.12)
4)      O livro do Evangelho (Rm 2.16; Jo 12.48)
5)      O livro da memória (Lc 16.25)
6)      O livro dos atos humanos (Ap 20.12; Mc 12.36; Ml 3.16)
7)      O livro da vida (Ap 20.12; Sl 69.28; Dn 12.1; Fp 4.3) – acredita-se que este livro será aberto para provar, que todos os que forem lançados no lago de fogo, não tem seus nomes escritos nele.
O hades dará os mortos que nele há, todos comparecerão diante do Juiz de toda a terra, todos os que estiverem vivos ainda, quer salvos, quer ímpios, também comparecerão. Até mesmo os anjos caídos, tantos os que estavam soltos, quanto aos que estavam encarcerados, todos serão convocados e comparecerão. Será um dia majestoso, imponente, o Trono resplandecerá de brancura, devido à santidade e a justiça daquele que estará assentado sobre ele. Junto a ele estará a igreja glorificada e pronta à atender as suas ordens.
“Da sua presença fugirá os céus e a terra” (Ap 20.11), o julgamento será processado de forma justa, de acordo com o que estiver escrito no livro de Deus acerca dos homens. Nenhum réu terá direito a advogado de defesa, não haverá jurados, o supremo juiz é infalível, ele é a própria justiça. Todos os que seus nomes não forem encontrados no livro da vida serão condenados ao lago de fogo. Pode até ser que haja condenação diferenciada, porem o lugar de passar a eternidade, aos que forem condenados, é o mesmo “Lago de Fogo”.

ESTÁ O NOSSO NOME ESCRITO NO LIVRO DO CORDEIRO?
Os discípulos de Jesus voltaram eufórico de uma missão devido ao desempenho, curaram, expulsaram demônios. Como eles estavam alegres! Porem o Mestre os fez saber da relevância do trabalho por eles prestado, mas deixou bem claro, a maior alegria é ter nossos nomes no livro da vida (Lc 10.17-19). Exatamente, o cristão pode fazer muitas maravilhas, Jesus disse que aquele que cresse nele, faria coisas extraodinárias, mas isto não é sinônimo de morada no céu.
Muitos jovens neste final de ano vão fazer grandes comemorações, seus nomes estarão nos editais das melhores Faculdades. É uma euforia, alguns até exageram nas comemorações, talvez muitos alunos da escola dominical, tenha alcançado tal façanha. Meus parabéns! Mas e o livro da vida consta o seu nome? Biblicamente, quem não estiver com seu nome inscrito no céu, não irá entrar lá, será uma grande decepção. Muitos jovens estão tristes, seus nomes não constam nas listas dos aprovados, vão perderem privilégios, a viagem dos sonhos, o carro zero, como presente e tantos outros benefícios. Alguns foram relapsos, não estudaram, outros estudaram e não entenderam, enfim, não adianta chorar depois.
O nome do crente deve estar registrado nos céus, universidades como Howard, PUC, UNESP, e tantas outras é coisa irrelevante em relação ao céu. Aqui essas instituições oferecem um vestibular e que vença o melhor e mais bem preparado. Quanto ao céu, basta confessar que Jesus é o Senhor (Rm 10.9).  Sendo assim, é através do novo nascimento que nos tornamos cidadãos dos céus, quando nascemos registraram o nosso nome no cartório da cidade. Portanto, temos uma cidade de origem, ou cidade natal como a chamamos, um estado onde esta cidade está situada e o país. Logo somos cidadão da determinada cidade, estado e país. Alguns até se gloriam, dependendo da cidade.
O novo nascimento nos faz ser cidadão do céu, assim que aceitamos a Cristo, nosso nome é escrito no livro da vida. Não somos mais pertencentes a esta terra, embora aqui vivamos enquanto não acontece o arrebatamento. Haverá o dia da convocação, seu nome consta nos editais do céu? Talvez haja jovens tristes porque, estudaram, se esforçaram e não conseguiram notas plausíveis, há outros eufóricos como eu já disse. Mas se o seu nome estiver no Livro da vida, aos que não passaram, no próximo ano ou em outra oportunidade, podem prestar outro vestibular e passar. Quanto aos eufóricos, se os seus nomes constarem também no Livro da vida, amém, mas se não constar, que tristeza. Antes de fazer a sua matricula na Universidade, procure inscrever-se no Livro da vida.
 
CONCLUSÃO
É muito comum ouvirmos: um dia tudo se acertará, há um final para todas as coisas. Isto é verdade, ninguém deva pensar em impunidade. O juízo que se estabelecerá é serio aqui na terra os juízes são tidos como intocáveis em relação a julgamento. Porem sempre há brecha na lei para que o advogado recorra à sentença. Quanto ao Juiz que se assentará no Grande Trono Branco, não necessitará de jurados, nenhum advogado terá permissão para atuar em defesa dos réus. O juízo será com seriedade e justiça que é do próprio julgador, ninguém se sentirá lesado, uma vez que cada cidadão estará consciente de seus atos injustos que cometeu. Só estarão isento de enfrentar o Juiz, aqueles que seus nomes constam no livro da vida. A igreja não estará no julgamento como réu, ou expectadores, mas como assistente, junto ao juiz. 
OBRAS CONSULTADAS
·         BERGSTEN, Eurico – A Doutrina da Ultimas Coisas – CAPD – 1986, RJ
·         SILVA, Antonio Gilberto da –Escatologia Bíblica– Adaptado a EETAD, 2ª Edição 1997 – Campinas –SP
·         LAHAYE, Tim – O Final dos Tempos – Abba Press Editora LTDA – Dezembro 2004


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário