Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula,
para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo
do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como
tema competição e cooperação.
- Para introduzir o tema,
utilizem a dinâmica “Competindo”.
- Trabalhem os pontos levantados
na lição.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Competindo
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre competição
Promover momento de descontração
Material:
01 bexiga para cada aluno
01 pedaço de barbante(50 cm
aproximadamente) para cada aluno
01 saco de lixo ou 01 lixeira
Procedimento:
- Entregar 01 bexiga para cada
aluno e solicitar para enchê-la e dar um nó.
- Depois, entregar o pedaço de
barbante e pedir que eles amarrem na bola.
- Em seguida, amarrem no
tornozelo direito de cada aluno com a outra extremidade do barbante.
- Agora, forneçam as seguintes
orientações:
Vocês vão estourar a bexiga dos
colegas e ao mesmo tempo proteger sua bexiga. O vencedor será o último que
estiver com a bola não estourada.
- Falem: Agora, podem começar!
É bastante rápida esta atividade
e há barulho das bexigas sendo estouradas e também por causa dos gritos e
risadas dos alunos. Então, é recomendável executar a dinâmica em local
adequado.
- Solicitem para que eles
recolham os barbantes e bexigas e coloquem dentro do saco de lixo ou lixeira.
- Depois, falem sobre a
competição que houve entre eles e afirmem que este é o tema da aula de hoje.
- Agora, trabalhem os pontos levantados
na lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/08/dinamica-da-licao-10-e-bom-competir.html#ixzz2e8VXKwwv