Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Sacrifício que
agrada a Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando
sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno
que vocês ensinam.
Nesse momento da aula, procurem esclarecer a razão pela qual
é utilizado o vocábulo “sacrifício” no contexto da lição: o sacrifício que
agrada a Deus.
Há palavras contidas na lição que os alunos precisam entender
o significado: Reminiscência, Oblação e Doxologia. É interessante que todos
entendam, para tanto perguntem se alguém sabe o que significa cada palavra e
depois apresentem outras informações.
- Para conclusão do trimestre, apresento 04 sugestões. Utilizem
pelo menos 01 delas. Vejam abaixo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Vejam as sugestões para a finalização do trimestre:
No início da aula, falem que há uma carta endereça para a
turma e que depois vocês vão ler; em seguida, coloquem a carta fixada no quadro
ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de preferência no final da aula, abram
o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia para cada aluno.
02 – Gincana
Organizar a gincana para sua turma ou até mesmo uma
competição entre as classes. Elaborar as tarefas de acordo com o tipo de aluno
envolvido. É interessante haver premiação.
03 – Encenação
Fazer uma encenação envolvendo os personagens Paulo,
Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses, com a seguinte situação: Paulo,
na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo e Epafrodito vão para Filipos.
04 – Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a revisão dos temas estudados.
Dinâmica: O Remador
Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.
Material:
Cartolinas (a quantidade dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico
Procedimento:
1 - Elaborar, antes da aula, perguntas para fazer a revisão
das lições, escrevendo cada uma delas em uma cartolina.
Fica a critério do professor a escolha dos temas estudados
no trimestre para elaborar as perguntas de acordo com o tipo de aluno e
quantidade de grupos.
2 - Dividir os alunos em grupo, de acordo com o número de
perguntas.
3 - Entregar para cada grupo uma cartolina e um pincel
atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há
necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na
cartolina ou papel ofício.
4 - Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a
responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.
5 - Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos
trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os
grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha
do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas
pelos colegas dos outros grupos.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas
não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem
com informações de forma rápida em tempo reduzido.
6 – Quando os grupos já tiverem respondido todas as
questões, o professor deve apresentar as respostas, acrescentado outras
informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/09/dinamica-da-licao-13-o-sacrificio-que.html#ixzz2g7ULD5sB