1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Reciprocidade do
Amor Cristão”.
- Iniciem o estudo com a dinâmica “Amor em Ação”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando
sempre a participação dos alunos e contextualize o tema para o tipo de aluno
que vocês ensinam.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Vejam as sugestões para a finalização do trimestre, logo
abaixo da dinâmica “Amor em Ação”.
Dinâmica: Amor em Ação
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o amor cristão.
Refletir sobre ajuda aos necessitados
Material:
Chocolates para a metade da turma
Obs: vocês se desejarem podem substituir o chocolate por
pãezinhos, fatia de bolo etc.
Procedimento:
- Após trabalhar o termo Solidariedade, distribuam
chocolates somente para a metade da turma. E,
continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Observem as atitudes dos alunos: Alguém certamente falará
que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque
não tem para todos etc.
Então, falem: As condições financeiras não são iguais para
todos, há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando
por situações difíceis
- Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos
chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o
chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam
o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento
com aqueles que estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a
solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Depois, organizem pelo menos uma forma de ajudar alguém.
Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a
pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas
etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a
ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de
realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em
situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
Sugestões para Finalização do Trimestre
01 - Carta para a turma: Tendo em vista o tema estudado ter
sido extraído de uma carta de Paulo aos
filipenses, vocês podem elaborar uma carta para os alunos ou até mesmo solicitar ao superintendente ou ao pastor da igreja para escrevê-la.
filipenses, vocês podem elaborar uma carta para os alunos ou até mesmo solicitar ao superintendente ou ao pastor da igreja para escrevê-la.
No início da aula, falem que há uma carta endereça para a
turma e que depois vocês vão ler; em seguida, coloquem a carta fixada no quadro
ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de preferência no final da aula, abram
o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia para cada aluno.
02 – Gincana
Organizar a gincana para sua turma ou até mesmo uma
competição entre as classes. Elaborar as tarefas de acordo com o tipo de aluno
envolvido. É interessante haver premiação.
03 – Encenação
Fazer uma encenação envolvendo os personagens Paulo,
Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses, com a seguinte situação: Paulo,
na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo e Epafrodito vão para Filipos.
04 – Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a revisão dos temas estudados.
Dinâmica: O Remador
Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.
Material:
Cartolinas(a quantidade dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico
Procedimento:
1 - Elaborar, antes da aula, perguntas para fazer a revisão
das lições, escrevendo cada uma delas em uma cartolina.
Fica a critério do professor a escolha dos temas estudados
no trimestre para elaborar as perguntas de acordo com o tipo de aluno e
quantidade de grupos.
2 - Dividir os alunos em grupo, de acordo com o número de
perguntas.
3 - Entregar para cada grupo uma cartolina e um pincel
atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há
necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na
cartolina ou papel ofício.
4 - Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a
responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.
5 - Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos
trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os
grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha
do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas
pelos colegas dos outros grupos.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas
não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem
com informações de forma rápida em tempo reduzido.
6 – Quando os grupos já tiverem respondido todas as
questões, o professor deve apresentar as respostas, acrescentado outras
informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
Fonte:: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/09/dinamica-da-licao-12-reciprocidade-do.html#ixzz2fSL8hL54
0 comentários:
Postar um comentário