Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário
da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles
durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula,
para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo
do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de
hoje sobre os sinais dos últimos dias e o Arrebatamento.
- Perguntem: Vocês acham que o
mundo vai acabar? Quando?
Aguardem as respostas.
Comentem sobre o dia 21 de
dezembro de 2012, data muito divulgada na mídia como sendo o dia do fim do
mundo de acordo com uma suposta profecia Maia.
- Depois, falem que o tema da aula será sobre
os acontecimentos, registrados na Bíblia, que irão acontecer antes do fim do
mundo.
- Trabalhem estes acontecimentos
através da dinâmica “Onde há fumaça, há
fogo!”
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Onde há fumaça, há fogo!
Objetivos:
Apresentar os sinais que
antecedem o Arrebatamento.
Refletir sobre a importância de
estar atento aos sinais.
Material:
02 folhas de papel madeira ou
cartolina, 02 tubos de cola, 04 tesouras, 02 pincéis atômicos,revistas e
jornais atuais, 01 rolo de fita adesiva.
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Forneçam para cada grupo, os
seguintes materiais: 01 folha de papel madeira ou cartolina, 01 tubo de cola,
02 tesouras, 01 pincel atômico e revistas e jornais atuais.
Se possível, providenciem duas
mesas ou utilizem o piso da sala, para a execução da atividade.
- Forneçam as seguintes
orientações:
Vocês vão organizar um cartaz com figuras e
reportagens sobre acontecimentos indicadores de sinais do Arrebatamento da
Igreja. Para isto, vocês deverão utilizar os materiais(mostrem para os alunos),
também há uma referência bíblica importante sobre os sinais em Mateus 24.3 a 14
para ser lida.
O cartaz deverá conter um título,
figuras e reportagens sobre os sinais, qual o nome de cada sinal encontrado e
os nomes dos componentes do grupo.
- Estipulem um tempo de 20
minutos ou 30 no máximo para a organização do cartaz.
Durante o período de execução da
tarefa, passem pelos grupos, tirem dúvidas, corrijam algo se necessário, observem
se os alunos estão utilizando o tempo com a atividade ou conversando sobre
outros assuntos, falem para os grupos que o tempo estiver terminando.
- Após a conclusão da atividade,
os cartazes devem ser fixados num quadro ou parede e em seguida trabalhem os
sinais e outros não apontados pelos alunos como indicadores do Arrebatamento.
Enfatizem a importância de ficar alerta aos
sinais, pois onde há fumaça, há fogo, isto é, os sinais são um prenúncio da
Vinda de Jesus.
- Se possível, fixem estes
cartazes no mural ou em outro local de fácil visibilidade para a Igreja.
Coloquem a identificação da
classe (nome ou número), nomes dos professores nos cartazes.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/09/dinamica-da-licao-11-as-ultimas-coisas.html#ixzz2eno55aI4