sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LIÇÃO 12 – O FIM VEM

TEXTO BÍBLICO  1Ts 5.2-6; Mt 24.21,22

ENFOQUE BIBLICO
“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.” (1Pe 4.7)

OBJETIVOS
Analisar os principais eventos e personagens da Grande tribulação.
Identificar os aspectos do reino milenar de Cristo.
Explicar a necessidade de Juízo Final.
INTRODUÇÃO
O problema do homem é não ouvir a Palavra de Deus, por isso será julgado (Jo 12.48).

OS PRINCIPAIS EVENTOS E PERSONAGENS DA GRANDE TRIBULAÇÃO
Jesus falou da Grande Tribulação como um fato e não como uma possibilidade (Mt 24.21), será um período de grande ira (Lc 21.23). Porem não para os crentes (Ap 3.10). O período envolve a ira de Deus sobre os ímpios (Dt 4. 26-31; Is 13.6-13; Dn 9.27; 12.1; Mt 24.9-31), envolve também a ira de Satanás contra os fieis (os que aceitarem a Cristo durante a Tribulação) e Israel (Ap 7.16; Dn 12.10; Mt 24.15-21).

A Grande Tribulação é considerada na Bíblia “O dia do Senhor” (Ez 30.3), um longo dia quando o Senhor submeterá a juízo todas as nações ímpias do mundo (1Ts 5.2,4). Segundo os estudiosos de Escatologia Bíblica, o dia começa após o arrebatamento da Igreja e irá até o final do Milênio (2Pe 3.13). Por hora os destaques são os sete anos da Tribulação, também conhecida como “angustia de Jacó” (Jr 30.7), seguida de fatos extraordinários.

A historia registra um episodio vergonhoso, o Holocausto, que perto da Tribulação é um acontecimento pequeno. O pastor Abraão de Almeida, conta em seu livro, “Israel, Gogue e o Anticristo” que durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de judeus morreram da forma mais cruel, por exemplo: desciam de trens e eram obrigadas a tirarem suas roupas, as mulheres eram obrigadas a rasparem suas cabeças e todos com os braços levantados, para caber maior número eram obrigados a entrarem nas câmaras de gazes. Durante um período de quinze minutos agonizavam até morrerem.

As crianças eram lançadas por cima das cabeças dos adultos, para que coubesse maoir número, às vezes eram lançadas contra as paredes para que suas cabeças fossem rachadas antes. Segundo a história eram vistas grandes filas a caminho do forno crematório, antes eram aspergidos com gasolina para serem consumidos o mais rápido possível. Os judeus eram obrigados a entrarem nos fornos com seus próprios pés, alguns mais fracos eram jogados nas esteiras e levados pelos seus próprios compatriotas, que obrigados a serviços forçados não tinham escolhas, sabendo que dias depois tomariam o mesmo destino devido a fome. Alem disto eram os próprios judeus quem faziam a limpeza dos fornos. Os judeus sofreram as mais terríveis formas de torturas que o Nazismo podia em sua malignidade operar, como: fuzilamento, mulheres grávidas que tiveram seus ventres abertos e os fetos tirados para experiências terríveis, olhos eram vazados para troca de cor etc... Jesus falou que a Tribulação será pior, ou seja, nunca houve nada igual.

Mas afinal o que é a Grande Tribulação? Alguns afirmam que não é uma expressão bíblica, mas encontramos em Mt 24.21; 7.14, o suficiente para entender que é bíblica. No AT, o termo aparece com nomenclaturas diferentes, como: “o dia do Senhor”, “tempo de angustia de Jacó”, “o dia de trevas”, “o dia da vingança do nosso Deus”, “aquele dia”, “o grande dia” e etc...

No NT, também encontramos as seguintes expressões: “dia da ira”, “tua ira”, “ira” e “ira futura”. Em toda a Bíblia encontramos base para falar da Tribulação e Grande Tribulação. A palavra “tribulação” significa literalmente comprimir com força, como faz com a uva no lagar é o mesmo sentido do engenho de cana de açúcar. Se o holocausto foi vergonhoso, desumano, angustioso para os judeus, não dá para imaginar o período da Tribulação, angustia como ainda não foi vista, falta adjetivos para qualificá-la. 

O período será dividido em fases distintas, a primeira será de três anos e meio de paz e prosperidade Ap 6.2, o Anticristo será o governo que o mundo deseja com todos os qualificativos, porem falso. Assim que passar este período, virão os outros três anos e meio, a “Grande Tribulação”. Há muitas perguntas em torno destes personagens e também sobre o período, mas a pergunta mais freqüente é: quem é o Anticristo e quando ele virá? Trata-se de um super-homem de Satanás, que reinará no ressurgido Império Romano, na septuagésima semana de anos, formará um fortíssimo Império satânico, subjugando assim todas as coisas a esse império.

O Anticristo também será como a Besta que sobe do mar (Ap 13.1-10), um homem com poderes sobrenaturais que agirá com bestialidade e brutalidade. Um personagem com aparência de leopardo (animal possante e veloz), pés como de urso (animal perigoso ao se levantar), boca de leão (um animal poderoso). Um poderoso mandatário que se apresentará humilde, mas com o passar do tempo, se tornará perigoso, conquistará poderes políticos e religiosos sem respeitar leis, ninguém terá condições de lhe opor.

No período da Grande Tribulação, agirá uma trindade Satânica composta dos seguintes elementos:
a)      Satanás – conferindo poderes a primeira Besta (Anticristo)
b)      Besta do mar – um homem terrivelmente usado por Satanás.
c)      Besta da terra – um homem influenciado pelo Anticristo, com um terrível espírito satânico que influenciará as multidões a adorar a primeira Besta

Acontecimentos do período:
a)      Criação de uma nova religião – será fundada uma super igreja mundial, um tempo de muita religiosidade falsa (Ap 13.11-18; 2Ts 3.1-5; Mt 24.23,26), promoverá um grande avivamento de nível mundial, com milagres, prodígios ainda não visto (Ap 13.14,15). Não se esqueça que o espírito do anticristo já opera (1Jo 2.18; 4.1; 2Jo 7-11).
b)      Economia centralizada – embora a população vá estar bem diminuída, haverá muita gente ainda. Hoje as nações já controlam animais, mercadorias, já estudam números permanentes aos seres humanos a partir de seu nascimento ou naturalização, visando total controle da população.
c)      Destruir a religião de Deus – no primeiro período da Tribulação os judeus estarão boquiabertos com o novo governante, até farão pacto com ele. A descobrirem que entraram em uma armadilha, pois descobrirão a falsidade do homem que por hora prospera (Dn 7.25), não mais o aceitarão.
d)      Enganar Israel – firmarão acordo nos primeiros três anos e meio.
e)      Destruir os que se converterão durante a Tribulação – (Ap 7.9-17), o Anticristo martirizará todos os que falam em Deus.
f)       Iniqüidade total – hoje Satanás age usando os homens, mas há um limite, mesmo que o homem tenha livre arbítrio, todavia sem a permissão de Deus ele não age. No período da Tribulação Satanás estará liberado, usando as Bestas como ele bem quiser. Já imaginou? (Dn 11.36; 2Ts 2.3,4,9-12; Ap 13.11,13; Mt 24.21,22).
g)      Implantar a doutrina do anticristo – um de seus quesitos é substituir Deus pelo diabo, criar um Messias para Israel, concretizar aquilo que desde que foi expulso do céu ele intenta. “Tomar o lugar de Deus” (Ap 13.4)

A Grande Tribulação terminará com a nação Israel em grande apuro, os exércitos da Besta cercarão Jerusalém com intuito de exterminar para sempre o povo de Deus. o verdadeiro Messias surgirá nesse momento angustiante para Israel (Mt 24.30,31; Ap 19.11-19; Zc 14.2-5). Jesus lançará o Anticristo e a Besta no Lago de fogo, eles inaugurarão o inferno (Ap 14.9,10; 19.20). Israel aceitara definitivamente a Cristo como seu Messias.

OS ASPECTOS DO REINO MILENAR DE CRISTO
São inúmeras as profecias que falam de um tempo em que será estabelecido um governo milenar na terra. Não se cumpriram ainda, durante muitos anos Israel ficou sem Pátria, perdeu a independência, que só foi recuperada em 1948. Muitos governantes ímpios têm raiva deste povo, procuram destruí-los, principalmente a cidade principal que é Jerusalém. Mas está registrado nas Escrituras Sagradas que Jerusalém será a capital do mundo inteiro (Mq 4.8,13; Sf 3.13,20; Is 2.3,5; Zc 14.16,19). Quando acontecerá este governo? Assim que a igreja for arrebatada, sete anos após Jesus vem com ela glorificada, para salvar Israel, julgar as nações e estabelecerá o Milênio.
ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO DO MILÊNIO
Os eventos finais não são obras de ficção ou de mera reflexão. Assim como cremos que em um principio Deus criou tudo em conformidade com um plano que daria seqüência, equilíbrio e corresponderiam as expectativas do Criador. Compreendemos então que nada aconteceria como obra do acaso, assim que o homem peca, as promessas de redenção estão bem presente (Gn3.15).

A partir daí, encontramos na Bíblia as promessas tanto no AT, quanto no NT, sobre a vinda de Jesus; seu nascimento, seu ministério, sua morte na cruz do calvário, sua ressurreição, sua ascensão, sua vinda até as nuvens, para o arrebatamento da igreja, as bodas, sua vinda gloriosa para salvar Israel e estabelecer o Milênio.
Essa é a esperança do cristão, não há como negar que a Bíblia toda aponta para o futuro. Não um futuro qualquer, cheio de duvidas, mas um futuro assegurado na própria natureza de Deus. Deus é esperança e toda vez que nele confiamos temos paz em nossos corações. O amor de Deus enviou a Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, ainda mandou o Espírito Santo, para nos fazer abundar em esperança, portanto a nossa esperança não é incerta (Rm 8.24,25).

Não existe esperança para quem não tem Cristo ou não esteja apoiado em sua Palavra (Ef 2.12).
Portanto o Milênio é real, desde o Principio Deus tinha em mente o fim. Os profetas do AT, não estavam apenas satisfazendo a curiosidade de algumas pessoas, mas focalizavam a vontade de Deus, que através das profecias incentivava o povo a ser fiel (Is 2.2,3). Agora uma coisa é certa, nem todos os Teólogos e estudiosos da Bíblia, pensam a mesma coisa sobre o assunto, não deixam de crer que o milênio é real, mas tem idéias deferentes quanto à interpretação.

O Milênio não é um reino alegórico, trata-se de um reino real, onde Jesus, juntamente com a sua igreja glorificada governará a terra. Será um governo real, concreto e visível (Ap 20.4-6). Embora haja divergência nos pensamentos, isso não quer dizer que o Milênio não seja real. Vejamos o que pensam as escolas:

a) Escola amilenarista
Ensinam que não haverá um reino milenar de Cristo na terra no futuro, em sentido literal. Ensinam que é uma forma espiritual de reino e que já está presente agora. A forma da escola já diz: a = não, então amilenarista significa: “não milênio” . Essa escola é da opinião que desde a saída de Jesus da terra até a sua segunda vinda (sem arrebatamento), tanto o bem quanto o mal vão aumentar no mundo, pois o reino de Deus coexiste com o reino de Satanás, o qual eles acreditam estar preso. Esse grupo estava presente na igreja mais antiga, segundo os pesquisadores não há registro da existência dessa escola no momento mais recente da igreja. Podemos citar um momento de crescimento da escola foi quando Agostinho (354-430) e Jerônimo (345-419) abandonaram o pré-milenarismo em favor do amilenarismo.

b) Escola pós-milenarista
Essa outra escola ensina que o reino de Cristo esta agora sendo extendido por todo o mundo pela pregação do evangelho, sendo assim crê que a maioria das pessoas se converterá a Cristo. O mundo atual passará por uma cristianização geral antes da volta gloriosa de Cristo. A palavra pós=após, portanto segundo esse tipo de interpretação, Jesus virá somente após o Milênio. Para eles o milênio será regido por pessoas espirituais, que promoverá um progressivo crescimento da justiça e prosperidade. Esse desenvolvimento segundo eles ocorrerá em todas as esferas da vida, a perspectiva é que o mundo todo seja dominado por evangélicos. Após o milênio Cristo voltará e ressuscitará todos os mortos, destruirá esta presente criação e dará inicio ao estado eterno. O pós-milenarista surgiu após a Reforma protestante, antes desse tempo não havia muitas tendências, essa escola de pensamento foi a ultima posição importante sobre o Milênio.
Existem dois tipos de pós-milenarista, o primeiro procura se basear nas Escrituras e no poder de Deus procura apoio bíblico para suas idéias. O segundo é mais liberal, evolucionistas, baseia em confiança humana, para alcançar o progresso por meios naturais. Durante o século XIX, esse foi o pensamento dominante da América até por volta de 1960.

c) Escola pré-milenarista
Esta escola ensina que a segunda vinda de Cristo à terra e o estabelecimento do Seu reino ocorrerão antes do reino milenar de Apocalipse (20.1-7). O termo pré=antes, o que significa, a segunda vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio. Esta escola afirma que haverá no futuro, um reino literal de mil anos, em que Jesus Cristo governará sobre a terra, depois do Arrebatamento, da Tribulação e da segunda vinda de Cristo.
Há varias referencias sobre o Milênio como um tempo futuro em que Israel será restaurado em sua terra. Não podemos esquecer que só em Ap 20, encontramos a duração deste reino bem especificado. A igreja primitiva acreditava a principio nessa forma de governo futuro, abandonado na Idade Média, mas que no século XVII, os puritanos reavivaram essa doutrina e este é o ponto de vista da maioria dos interpretes da Bíblia, quando adotam uma abordagem conservadora.
Esta é uma visão onde se pode afirmar biblicamente de maneira usual ou literal que o milênio será após os acontecimentos escatológicos já citados.
O MILÊNIO SEGUNDO A BÍBLIA
O milênio é uma dispensação que como já vimos é real e acontecerá após a vinda gloriosa de Cristo. Será a recuperação de Israel, mas não devemos esquecer que Satanás a antiga serpente está condenado a prisão e será no período milenar que ele estará acorrentado, ficará mil anos preso. Durante o milênio Satanás não terá nenhuma atividade na terra.

O povo de Israel aguarda ansiosamente por esse momento, Jesus não os desesperançou apenas disse a eles que não tinha a hora e nem o momento para o acontecimento (Lc 2.38; At 1.6,7). O milênio é também um clamor da criação, o pecado trouxe a toda a criação desarmonia, inimizade, deteriorização, desequilíbrio no relacionamento entre Deus e o homem, mas também o universo todo sofre com a atitude do homem pecador e gemem por melhoras que só no milênio acontecerá (Rm 8.19-23).

O propósito do milênio é fazer com que todas as coisas se convirjam a Cristo (Ef 1.10), a justiça e a paz será estabelecida na terra, nesse caso eliminando todo tipo de rebelião contra Deus (1Co 15.24-28). Biblicamente na dispensação do milênio, Israel estará ocupando todo o território que lhe pertence e será cabeça danações (Is 11.10; Gn 15.18; 1Cr 15.18) .
O pastor Antonio Gilberto, entende que em Lucas 9.27-31, é uma ilustração minúscula do Milênio. Neste texto vemos Jesus em glória, Moises, representando os santos que dormiram no Senhor, Elias, representando os Santos Transladados. Pedro, representando os santos que estarão vivos, a multidão ao pé do monte, representando as nações que terão lugar no milênio.

PRINCIPAIS PERGUNTAS CONCERNENTES AO MILÊNIO
a) Quando será o Milênio?
Nós Assembléianos ensinamos e cremos que o Milênio ocorrerá logo após a Manifestação de Cristo em Gloria.
b) Onde será o Milênio?
Os santos hão de julgar o mundo, isto acontecerá durante o Milênio, logo o reino milenar, não pode ser no céu e sim na terra (1Co 6.2). A pedra na visão de Nabucodonozor virou um grande Monte (Dn 2.35) e as profecias dão conta que será na terra (Sl 2.8,9; Zc 9.10; 14.9; Is 65.21). Portanto não há duvida que a terra esteja recebendo o Senhor Jesus Cristo com os seus santos para reinar sobre ela. (1Tm 1.17).
c) A capital do Reino será na terra?
A capital sem duvida será Jerusalém, pois de lá sairá as leis para reger o mundo. Hoje as determinações saem da ONU, no Milênio não será assim, as determinações sairão de Jerusalém (Is 2.2; Mq 4.2). A Jerusalém celeste descerá e estará acima da terrestre, Jesus governará na que tem mares, a celestial não há mares (Ap 21.1).
d) Quem participará do Milênio?
Os salvos desde o AT, a Igreja e os que viram da Grande Tribulação, estarão glorificado. Os salvos não estarão limitados a terra, pois os corpos transformados não serão mais limitados pelas coisas físicas como os dos mortais. O corpo ressurreto é apropriado para estar na terra ou no céu.
Os povos naturais, também estarão em estado físico e normal, são eles os judeus que escaparam da Grande Tribulação, os gentios poupados no julgamento das nações e o povo nascido durante o Milênio.
e) Haverá pecadores no Milênio?
Bem a igreja receberá um corpo incorruptível, no entanto imune de pecados, mas os participantes que virão após o julgamento das nações não passarão por nenhuma restauração corporal. Devido à prisão de Satanás, não haverá tentação, portanto a natureza pecaminosa estará quieta, muitos nascerão no Milênio com o mal residente e imanente. O homem é pecador por natureza, prova disso é quando soltar Satanás (Ap 20.7-10). Ele não poderá mais tentar os crentes com corpos incorruptíveis.
f) Haverá salvação nesse período?
A Bíblia diz que caravanas sairão de todas as partes em busca da Lei do Senhor (Is 2.3; Zc 8.20-23). Isto significa que o pecado não foi desarraigado da terra, o povo terá necessidade de buscar o Senhor e como não há impedimento, farão de livre vontade.
g) Quais serão os benefícios do Milênio para a humanidade?
Pleno derramamento do Espírito Santo, que virá sobre toda a carne, restauração e renovação da terra. O prolongamento da vida humana, a fertilidade do solo, prosperidade geral para todos, alterações no relevo do solo e mudança no reino animal. Os governos atuais alguns de forma demagógica é claro, procuram eliminar alguns males como: drogas, tabagismo, alcoolismo, prostituição, menores abandonados, moradores de rua etc.. No Milênio estas coisas desaparecerão.

O Missionário Eurico Bergstén, em seu livro citado como material de consultas mostra os diferentes nomes aplicados ao Milênio:
a) Mil anos (Ap 20.4,60
b) Regeneração da terra (Mt 19.27,28)
c) Consolação de Israel e redenção de Israel (Lc 2.25,38)
d) Reino de Cristo e de Deus (Ef 5.5)
e) Dispensação da plenitude dos tempos (Ef 1.10)
Qualquer alusão dizendo que é um reino alegórico, fica desprovido de apoio bíblico, pois trata-se de um evento real e literal.


A NECESSIDADE DO JUIZO FINAL
As características do Juízo Final são as que encontramos na Bíblia “Um dia já determinado” (At 17.31), para julgar os que rejeitaram a Cristo (Jo 12.48). Neste dia será julgado os segredos dos corações dos homens (Rm 2.16), será também julgados os anjos maus (1Co 6.3). Lá estarão os vivos e os que morreram durante os séculos (2Tm 4.1). É uma realidade (Ap 20.4).

Tudo está registrado, nada acontecerá de modo surpreendente no plano divino, o final deste mundo será abalado por três grandes conflitos ou guerras. O primeiro evento, um bloco de nações chefiado pela nação do Norte, invadirá Israel no inicio da Grande Tribulação (Ez 38; 39). O segundo será o julgamento das Nações, na seqüência será estabelecido o Milênio, muita gente imagina que não haverá mais guerra, os Testemunhas de Jeová, por exemplo, acreditam que milênio será eterno. Já diz: “Milênio” Como terminará?

Satanás será solto por um breve momento (Ap 20.7), ele provará os que nasceram durante o milênio (Tg 1.14). Mesmo Jesus reinado o coração do homem, permanece inalterado, não se converte; mesmo nas melhores condições o homem por si mesmo jamais se salvará (Sl 58.3; 51.5). Mesmo passando mil anos na cadeia Satanás não mudara em nada para melhor, pelo contrario, ficará pior que antes. Ele fará uma campanha e levará as nações a guerrear contra o próprio Deus, então acontecerá o terceiro conflito.

Virá fogo do céu e consumirá os que virem com Satanás contra Deus, Satanás será lançado no lago de fogo e enxofre (Ap 20.7-10).

TIPOS DE JULGAMENTOS
Dos Crentes
2Co 5.10; 1Co 3.11-15 
Acontecerá nas regiões celestiais antes das bodas do Cordeiro, ocorrerá a entrega de galardão. Será julgada a obra dos crentes, ninguém será condenado, mas poderá perder premio.

De Israel
Ez 20.34-38; Ml 3.2-5; Mt 25.1-30
Acontecerá na terra após a manifestação visível e triunfal de Cristo. Separará os Judeus fiéis dos infiéis, o trigo do joio. Uns serões condenados e outros desfrutarão do Milênio. 
Das nações
Jl 3.3; Mt 25.31-40
Acontecerá na terra sobre aqueles que sobreviveram ao Armagedom. Serão julgados com base no tratamento dado a mensagem do Reino aos seus mensageiros e ao modo como trataram a Israel.
Dos Anjos
1Co 6.3; Jd 6
Serão julgados e condenados ao lago de fogo juntamente com o Diabo, logo após o Milênio e antes do juízo do Trono Branco (Mt 25.41; Ap 19.10)
Do Trono Branco
Ap 20.11-15
Acontecerá num lugar sobrenatural após a condenação do Diabo. Todos os que estarão perante o Juiz serão Condenados. Suas condições anteriores eram de “mortos”, pois não participaram da primeira ressurreição.
Jesus será o Noivo
Jesus será o Messias
Jesus será o Juiz
Jesus será o Juiz
Jesus será o Juiz

A historia registra alguns julgamentos importantes, por exemplo, os líderes nazistas, os ditadores, os corruptos. É interessante que eles encontram brechas nas leis que parecem ter agido com razão, alguns até saem como vitimas, preste atenção nas entrevistas que os que são apanhados em atos de corrupção dão as TVs e jornais. O julgamento Final será muito diferente, ninguém escapará ileso sendo culpado. Os culpados serão julgados e lançados no lago de fogo e nunca mais sairão de lá.

O julgamento final é uma sessão judicial, conduzida pelo próprio Deus, para julgar a cada criatura, de acordo com suas obras por meio do corpo durante toda a vida terrena. Os objetivos do julgamento final são:
a) Mostrar que a justiça de Deus deve ser observado e acatada por todos, comparecerão diante do Trono Branco, os ímpios falecidos de todas as épocas, ressuscitarão com seus corpos agora imortais, cheios de pecados (Ap 20.11-15; Mt 10.28), levantarão apenas para aplicação de sentenças (Jo 3.18). Alguns comentaristas baseados em alguns textos como (Ez 32.21-23; Hb 10.29), acreditam haver vários graus de sofrimentos. A partir daí  haverá julgamento da obras. Eu penso que qualquer que seja o lugar sem Deus na eternidade será terrível.
b) Punir os que rejeitaram a Cristo Jesus e sua tão grande Salvação. Quem já aceitou a Cristo, não precisa se preocupar com o julgamento do Trono Branco, já estão justificado pela fé em Cristo (Rm 5.1-4; 8.1). No julgamento Final, estarão lá os grandes e poderosos  Monarcas (Mt 12.40-42; Lc 11.30-32), aquele que não constar seu nome no livro da vida, serão lançados no lago de fogo.
c) Destruir a personificação do mal, o mal será banido para sempre.

O Trono será instalado em um lugar no espaço, quem estará assentado sobre ele, o próprio Deus. Comparecerá lá:
  a) Os grandes – pessoas de importantes posições na sociedade, de destaque no cenário mundial (Grandes Governadores, Cientistas, atletas).
b) Os pequenos – pessoas que nem se sequer foram conhecidas ou desprezadas pelas sociedades.
c) Os mortos de todos os tempos – aqueles que não ressuscitaram na primeira ressurreição, surgirão agora.

Talvez nesse dia aqueles que tanto nos criticam e morrerem sem Deus, terão a oportunidade de nos ver pela ultima vez, pois a igreja estará lá glorificada. Enquanto que os mesmos, pelo o que a Bíblia diz estarão diante do Criador para receber a dura sentença: “Lago de Fogo e enxofre para sempre”. Vale apenas servir a Deus e participar de suas ricas bênçãos, quem não recebeu a Cristo, pode recebê-lo ainda hoje.    

CONCLUSÃO
A natureza de Deus não está ligada a nem um tipo de lei, sua justiça é Absoluta, tem a ver com a retidão da divina natureza, em virtude da qual Deus é infinitamente justo em si. A justiça divina é também relativa tem a ver com sua perfeição por meio do qual Ele se mantém contra toda violação da Sua santidade e faz ver em todo o sentido, que ele é Santo. A esta retidão é que mais particularmente se aplica o termo justiça. 


OBRAS CONSULTADAS
  • BERGSTEN, Eurico – A Doutrina da Ultimas Coisas – CAD – 1986
  • SILVA, Antonio Gilberto da –Escatologia Bíblica– Adaptado a EETAD, 2ª Edição 1997 – Campinas –SP
  • LAHAYE, Tim – O Final dos Tempos – Abba Press Editora LTDA – Dezembro 2004
    SILVA, Antonio Gilberto – Escatologia Bíblica – EETAD, 2ª Edição, 1997, Campinas, SP.


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário