Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula,
é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula,
para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo
do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como
título “A Alegria do Salvo em Cristo”
- Iniciem o estudo com a dinâmica
“Alegria, alegria...”
- Depois, trabalhem o conteúdo
proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Na lição 07, sugeri duas
dinâmicas sobre alegria. Fica a dica, caso você não tenha utilizado nenhuma
delas, na aula já citada.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Alegria, alegria...
Objetivo:
Refletir sobre a alegria, a paz,
a confiança, a esperança e a fé que devemos ter mesmo diante de dificuldades.
Material:
01 caixa que caiba os seguintes
objetos:
01 figura de um rosto sorrindo
01 bala de mel
01 lenço
Um pouco de sal
01 pedra
01 espinho
01 limão
01 grão de mostarda
01 figura de um pombo branco
Procedimento:
1 - Passem a caixa para que
alguns alunos tirem um objeto.
2 - Peçam para que a pessoa que
pegou o objeto pense o que pode significar este objeto nas lutas da vida
cristã.
Nesse momento, os alunos podem
pedir ajuda ao colega do lado.
3 - Agora, solicitem que os
alunos socializem o que pensaram, mostrando primeiro o objeto ou a figura.
Caso haja dificuldade, deem
algumas indicações como estas abaixo, sugerindo o que pode representar os
objetos ou figuras:
Rosto sorrindo: Alegria na
tribulação e no momento do desfecho da situação.
Bala de mel: Alegria que
encontramos na Palavra de Deus: As tuas palavras são mais doces que o mel(Sl
119.103)
Lenço: Para enxugar as lágrimas
de tristeza, de alegria e quando oramos.
Sal: Conserva a nossa esperança e
confiança em Deus
Pedra: Simboliza as dificuldades
do caminho
Espinho: Representa o incômodo, o
sofrimento
Limão: Representa os azedumes, as
angústias, as tristezas
Grão de mostarda: Representa a fé
Pombo: Simboliza a paz
4 – Leiam as referências:
“Tenho vos dito isto, para que em
mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o
mundo”(Jo 16.33).
“Regozijai-vos, sempre, no
Senhor; outra vez digo: regozijai-vos”(Fp 4.4).
5 – Para concluir, enfatizem a
importância da alegria e paz que temos através da atuação divina em nossas
vidas, diante das vicissitudes da caminhada cristã.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/08/dinamica-da-licao-10-alegria-do-salvo.html#ixzz2e8ZQCITI