Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula,
para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo
do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como
tema a Igreja, sua origem e sua importância.
- Coloquem no quadro ou cartolina
uma figura de uma Igreja e perguntem:
O que significa a palavra Igreja?
Aguardem as respostas e depois acrescentem
outras informações, apontando também para os símbolos: corpo, templo, noiva,
família etc.
- Perguntem:
Para que serve a Igreja?
Quais suas finalidades?
Aguardem as respostas dos alunos
e ampliem essas ideias com os pontos levantados na lição.
Reforcem a importância de estar
reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer
os relacionamentos e comunhão com o Senhor.
- Para enfatizar a ideia de que
nós formamos o corpo da Igreja, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: O Boneco
Objetivo: Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da
unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de
papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02
tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito
nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos
e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando
uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em
equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do
grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma
parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é
recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as
partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para
apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o
resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com
partes proporcionais e uniformes. O
grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao
boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado
melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do
trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado
porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair
dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a
comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co
12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/09/dinamica-da-licao-11-casa-dos-filhos-de.html#ixzz2enmxphjt