Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula,
para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo
do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como
título “Uma Vida Cristã Equilibrada”.
- Iniciem o estudo com a dinâmica
“Vida Transformada”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto
na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Vida Transformada
Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele
que recebe a salvação.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás (grãos que não
estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de
pipoca ”(ver no procedimento)
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da
transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos uma
porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o
que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente
os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do
fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de
transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de
mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura
do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com
ações e pensamentos mudados.
- Distribuam o texto “Milho de
Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho de Pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo
fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes
transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo,
fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza
assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança
numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um
amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de
dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio:
apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da
grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela
fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada
em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar
a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo
do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder
do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa
completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de
pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o
fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do
milho que não estoura. No entanto, o
destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar
na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autor: Rubem Alves.
- Depois, apresentem o piruá,
aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante
as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo
de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do
Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a
salvação.
O barulho pode representar a
alegria da transformação.
- Para concluir, leiam o
versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e pensamentos que
devem pautar a vida do cristão.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o
que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro,
tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há
algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/09/dinamica-da-licao-11-uma-vida-crista.html#ixzz2enozGjdP