Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera
formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo
com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula,
para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora,
vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como
tema valores cristãos e não cristãos.
- Para introduzir o tema,
utilizem a dinâmica “A Pressão”
- Trabalhem os pontos levantados
na lição.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: A Pressão
Objetivo: Refletir sobre a
importância dos valores cristãos, em oposição à pressão dos valores não
cristãos.
Material: 10 bexigas
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Para o grupo 01, orientem para
fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida
eles devem escrever nos balões valores cristãos .
- Para o grupo 02, orientem para
fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida
eles devem escrever nos balões valores ou ideias não cristãs que eles escutam
ou são pressionados a acreditar ou realizar.
- Depois, o grupo 01 deve fazer
um círculo que não deixe brecha. Os balões devem ficar dentro do círculo e os
componentes vão defender seus valores, não deixando que pessoas do grupo 02
penetrem e/ou coloquem outras bexigas com outros valores.
- O grupo 02 deve fazer um
círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo do grupo 01 e
colocar outras bexigas com valores diferentes.
- Depois da realização dessa
atividade, perguntem:
O que podemos tirar de lição com
esta atividade?
Como foi o ataque e a defesa dos
dois grupos?
Quais as dificuldades para
defender os valores?
Como o grupo 01 se sentiu
pressionado pelo grupo 02?
- Depois, peçam para que eles
leiam quais os valores do grupo 01(família) e do grupo 02(amigos).
- Para finalizar, enfatizem a
importância de conhecer e saber bbdefender os valores cristãos diante das
influências mundanas.
“... e estai sempre preparados
para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da
esperança que há em vós”(1 Pe 3:15).
Por Sulamita Macedo.