sexta-feira, 5 de julho de 2013

LIÇÃO 1 – DEUS OU UM REI?

Ao Mestre
Prezado (a), iniciamos um novo trimestre, estaremos abordando uma nova fase, na qual o povo pede que sejam governados por reis humanos como as demais nações.

Aprimore-se nos assuntos históricos de cada lição, extraindo lições espirituais e práticas para seus pequenos, onde possam estar crescendo mais na graça e no conhecimento de Deus.

Deus abençoe grandemente seu ministério.

Texto Bíblico:1 Sm 8.1-10.25


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que em nossa vida precisamos fazer escolhas dia após dia, e precisamos primar em escolher segundo a Palavra de Deus, se assim fizermos com certeza estaremos evitando muitos problemas.

Exercitando a memória
“Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a benção e a maldição. Escolham a vida para que vocês e seus descendentes vivam muitos anos” (Dt 30.19 – NTLH).

Deus não impõe sua vontade a ninguém. Ele permite que decidamos se queremos aceitá-la ou não. Apesar dele não nos obrigar, devemos nos lembrar que Sua vontade para nós é vida e felicidade, ao passo que recusá-la é caminhar para a morte e a infelicidade. Deus quer que todos optem pela vida, diariamente em cada situação, se assim fizermos estaremos reafirmando nossa fé e obediência Nele.



Crescendo no conhecimento
Estudamos nas lições passadas acerca de Samuel, que desde criança ficou na igreja servindo a Deus, e se tornou profeta sacerdote e juiz na nação israelita. Samuel era fiel e temente as Deus e julgava o povo com retidão e justiça, conduzindo-os a servirem ao SENHOR.

Os anos foram-se passando, e Samuel já adulto se casou e gerou filhos. Os anos continuaram a passar e Samuel envelheceu, e já era difícil para ele andar por todo o país a julgar e a resolver problemas, então designava seus filhos para que fossem, porém seus filhos não agiam com a mesma fidelidade e dedicação de seu pai. Tornaram-se semelhantes aos filhos de Eli. Não entendemos os motivos que os levaram a tais práticas, pois cremos que Samuel foi um bom pai e com um grande exemplo de vida e atitudes. As pessoas são responsáveis pelas suas atitudes e escolhas, e mesmo sendo Samuel um bom homem, seus filhos escolheram o mal, não era culpa dele.
O seu filho mais velho se chamava Joel, e o mais novo, Abias. Eles eram juízes na cidade de Berseba. Porém não seguiram o exemplo do pai. Estavam interessados somente em ganhar dinheiro, aceitavam dinheiro por fora e não decidiam os casos com justiça.

Então todos os líderes de Israel se reuniram e foram falar com Samuel, em Ramá. Eles disseram:
— Olhe! Você já está ficando velho, e os seus filhos não seguem o seu exemplo. Por isso, queremos que nos arranje um rei para nos governar, como acontece em outros países.

O povo de Israel queria um rei por vários motivos:
1.      Os filhos de Samuel não tinham capacidade moral e espiritual para liderá-los;
2.      As tribos sempre tinham problemas porque em cada uma havia um líder regional, eles achavam que um rei as uniria;
3.      O povo queria ser como as nações vizinhas (Deus não queria isso, não era errado eles quererem um rei, o que Deus não queria,era que praticassem as ações das outras nações, e querendo um rei não queria que Deus os governasse e era um passo para aderir as práticas pecaminosas das outras nações)

Na verdade Israel estava rejeitando a deus como seu Soberano e queria um homem em seu lugar. Desejavam que a nação fosse governada pela força humana, esquecendo que estavam em Canaã porque Deus expeliu os inimigos diante deles, e os guardou.

Samuel não gostou do pedido deles. Então orou a Deus, o SENHOR, e ele respondeu assim:
 — Atenda ao pedido do povo. Não é só você que eles rejeitaram; eles rejeitaram a mim como Rei. Desde que eu os trouxe do Egito, eles sempre me têm abandonado e têm adorado outros deuses. Agora estão fazendo com você o que sempre fizeram comigo. Portanto, atenda ao pedido deles. Mas avise essa gente, explicando com toda a clareza como o rei vai tratá-los.

Então Samuel explicou ao povo tudo o que o SENHOR lhe tinha dito. Ele disse:
— O rei os tratará assim: tomará os filhos de vocês para serem soldados; porá alguns para servirem nos seus carros de guerra, outros na cavalaria e outros para correrem adiante dos carros. Colocará alguns deles como oficiais encarregados de mil soldados, e outros encarregados de cinqüenta. Os seus filhos terão de cultivar as terras dele, fazer as suas colheitas e fabricar as suas armas e equipamentos para os seus carros de guerra. As filhas de vocês terão de preparar os perfumes do rei e trabalhar como suas cozinheiras e padeiras. Ele tomará de vocês os melhores campos, plantações de uvas, bosques de oliveiras e dará tudo aos seus funcionários. Ficará com a décima parte dos cereais e das uvas, para dar aos funcionários da corte e aos outros funcionários. Tomará também os empregados de vocês, o melhor gado e os melhores jumentos, para trabalharem para ele. E ficará com a décima parte dos rebanhos de vocês. E vocês serão seus escravos. Quando isso acontecer, vocês chorarão amargamente por causa do rei que escolheram, porém o SENHOR Deus não ouvirá as suas queixas.

Mas o povo não se importou com o aviso de Samuel. Pelo contrário, eles disseram:
— Não adianta. Nós queremos um rei. Queremos ser como as outras nações: queremos ter um rei para nos governar, para nos dirigir na guerra e lutar em nossas batalhas.

O povo queria um rei humano porque queriam desobedecer a Deus. Israel foi escolhido para ser nação santa, separada e única dentre todas as demais, como nação eleita por deus, suas atitudes e comportamentos deveria ser diferente, mostrando-se serem filhos de Deus, mas não entenderam quão especiais eram.

Samuel ouviu o que eles disseram e então foi e orou a Deus, o SENHOR, e Ele respondeu:
— Faça o que eles querem. Dê a eles um rei.

Aí Samuel pediu a todos os homens de Israel que voltassem para suas casas e esperassem.
Havia um homem chamado Quis, que era da tribo de Benjamim. Ele era filho de Abiel, neto de Zeror, bisneto de Becorate e trineto de Afias. Quis era rico e importante. Tinha um filho jovem e bonito, chamado Saul. Não havia ninguém mais bonito do que ele entre todos os israelitas. Além disso era mais alto do que todos. Quando estava no meio do povo, ele aparecia dos ombros para cima.

E aconteceu que algumas jumentas que pertenciam a Quis, o pai de Saul, se perderam. Então ele disse a Saul:
— Filho, leve com você um dos nossos empregados e vá procurar as jumentas.

Eles foram por toda a região montanhosa de Efraim e pela terra de Salisa, porém não acharam as jumentas. Então procuraram na terra de Saalim, porém elas não estavam lá. Aí procuraram no território da tribo de Benjamim, mas também não as encontraram. Então eles foram até a cidade. Quando iam entrando, viram Samuel, que saía para subir até o lugar de adoração.

Um dia antes de Saul chegar, o SENHOR Deus tinha dito a Samuel:
—Amanhã, a esta hora, eu vou enviar a você um homem da tribo de Benjamim. Você o ungirá para ser o governador do meu povo de Israel. Ele libertará o povo do domínio dos filisteus. Eu tenho visto o sofrimento do meu povo e ouvido os seus pedidos de ajuda.

Quando Samuel viu Saul, o SENHOR lhe disse:
— Este é o homem de quem lhe falei. Ele governará o meu povo.

Saul foi encontrar-se com Samuel, perto do portão, e perguntou:
 —Por favor, onde mora o profeta?

Samuel respondeu:
—Eu sou o profeta. Vá adiante de mim até o lugar de adoração. Vocês dois vão jantar comigo hoje. Amanhã cedo eu responderei a todas as suas perguntas, e então vocês poderão ir embora. E não se preocupe com as jumentas que se perderam há três dias, pois elas já foram encontradas. Afinal, quem é que o povo de Israel está querendo? Eles querem é você—você e a família do seu pai.

Saul respondeu:
— Eu sou da tribo de Benjamim, a menor de Israel, e a minha família é a menos importante da tribo. Então por que o senhor está falando comigo desse jeito?

Aí Samuel levou Saul e o seu empregado para o salão de festas e pediu que os dois sentassem à cabeceira da mesa. Ao redor dessa mesa estavam sentados mais ou menos trinta convidados. E Samuel disse ao cozinheiro:
— Traga aquele pedaço de carne que eu lhe entreguei e pedi para deixar reservado.

O cozinheiro pegou o melhor pedaço da perna e o pôs na frente de Saul. Samuel disse:
— Olhe! Aqui está o pedaço que foi reservado para você. Coma-o, pois foi guardado para você comer nesta ocasião em que convidei o povo.
E assim, naquele dia, Saul jantou com Samuel. Depois os dois desceram do lugar de adoração para a cidade. Aí arrumaram uma cama para Saul no terraço, e ele dormiu ali. Quando chegaram à saída da cidade, Samuel disse a Saul:
— Diga ao seu empregado que vá na frente e você espere aqui um instante.
O empregado foi, e Samuel disse a Saul:
 — Eu tenho um recado de Deus para você.

Samuel tinha levado consigo um frasco de azeite. Ele derramou o azeite na cabeça de Saul, beijou-o e disse:
— O SENHOR Deus está ungindo você como o chefe do seu povo, o povo de Israel. Você o governará e o livrará de todos os seus inimigos

Samuel chamou todo o povo para uma reunião religiosa em Mispa e disse:
 — O SENHOR, o Deus de Israel, diz: “Eu tirei vocês do Egito e os livrei dos egípcios e de todos os outros povos que os maltratavam. Eu sou o Deus de vocês, o único que os livra de todos os seus problemas e dificuldades, mas hoje vocês me rejeitaram e pediram que eu lhes desse um rei. Muito bem, então reúnam-se na minha presença, separados por tribos e por grupos de famílias.”

Samuel mandou que todas as tribos viessem para perto dele, e o sorteio indicou a tribo de Benjamim. Então Samuel mandou que as famílias da tribo de Benjamim avançassem, e a família de Matri foi indicada. Aí os homens da família de Matri avançaram, e Saul, filho de Quis, foi indicado. Eles o procuraram, porém não puderam achá-lo. Então perguntaram a Deus, o SENHOR:
— Ainda há mais alguém?
—Há, e ele está escondido no meio da bagagem! —respondeu o SENHOR.

Então eles correram e trouxeram Saul. E ele era o mais alto de todos, aparecendo dos ombros para cima no meio do povo. Samuel disse ao povo:
— Aqui está o homem que o SENHOR Deus escolheu! Não há ninguém igual a ele entre nós.
E todo o povo gritou:
 —Viva o rei!

Samuel explicou ao povo os direitos e deveres de um rei e os escreveu num livro, que foi colocado na presença de Deus, o SENHOR. Aí mandou todos para casa. Saul também voltou para a sua casa em Gibeá, começou a liderar o povo.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que muitas vezes agimos assim, achamos que as pessoas que são desobedientes a Deus são melhores que nós, quando pelo contrario são sofridas, pois o pecado conduz à tristeza e à morte eterna. Devemos sempre fazer nossas escolhas baseadas na Palavra de Deus, optando sempre em agradar a Deus em tudo o que fazermos.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário