sexta-feira, 26 de julho de 2013

LIÇÃO 4 – UM REI BOM DE MIRA

Ao Mestre
Prezado (a), na lição de hoje, teremos a grande batalha de um adolescente obediente a Deus contra o campeão filisteu, que além de bem preparado fisicamente, e com armamento pesado, ainda tinha cerca de 2,70 metros de altura. Mas Davi não temeu, ele sabia que sendo fiel a Deus, conseguiria a vitória.
Prezado (a), não importa o tamanho do gigante que possa surgir em nossa vida, através de situações que muitas vezes querem paralisar nossas ações na obra de Deus. Confie no SENHOR, ELE jamais nos desampara. Nós é que paralisamos como o exercito israelita e Saul que olhando viam um enorme homem, um campeão impossível de ser vencido, pois olhavam com os olhos humanos.

Mas Davi olhou com os olhos voltados aos céus, para Aquele que tudo pode, por essa razão ele não viu um gigante, e sim um desaforado afrontando o Deus vivo, e tinha convicção de que o SENHOR dos exércitos celestiais não se deixaria afrontar, mas mostraria seu poder – e assim foi vencedor.

Prezado (a), levante seus olhos céus, veja o lindo rebanho de pequenos que o SENHOR Deus te confiou para apascentar. Você deixará o leão (satanás) o urso (o mundo) e o gigante (sua própria carne) impedir você de executar a tarefa que Deus te confiou?

Esforce-se, entregue sua vida ao SENHOR, e com certeza ELE virá em seu socorro, e te capacitará para apascentar seus pequenos. Veja o Mestre dos mestres hoje a te perguntar: “Amas-me? Apascenta meus cordeirinhos.”

Deus abençoe grandemente sua aula!


Texto Bíblico:1 Sm 17.12-54


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que quando vivemos em obediência aos mandamentos de Deus, não temos nada a temer. Através do Espírito santo ELE nos capacita a realizar feitos grandiosos.


Exercitando a memória
“Com Deus do nosso lado, venceremos; ELE derrotará os nossos inimigos.” (Sl 60.12 – NTLH).

Davi aprendeu que somente Deus pode solucionar problemas. Neste Salmo ele expressa sua confiança de o SENHOR nos concede vitória sobre todos os tipos de inimigos que possa vir a ameaçar a paz em nossa vida.


Crescendo no conhecimento
Na lição anterior vimos que o profeta Samuel a por ordem de Deus pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR habitou em Davi e daquele dia em diante ficou com ele. A Bíblia relata que Davi continuou seus afazeres normais. Não ficava sorrindo e contando vantagem aos seus irmãos, pois agora havia sido ungido rei. Davi voltou a apascentar as ovelhas, tarefa que seu pai confiara a ele para fazer.

Os dias foram passando e um espírito maligno começou a atormentar ao rei Saul. Então os empregados de Saul lhe disseram:
— Mande, e nós iremos procurar um homem que saiba tocar harpa. Assim, quando o espírito mau vier sobre o senhor, o homem tocará a harpa, e o senhor ficará bom de novo.

E Saul ordenou:
 — Procurem um homem que toque bem lira e o tragam aqui.

Outro empregado respondeu:
— Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico. Ele também é valente, bom soldado, fala bem, é educado, tem boa aparência, e o SENHOR Deus está com ele.
Aí Saul enviou mensageiros com este recado para Jessé:
— Mande-me o seu filho Davi, aquele que toma conta das ovelhas.

Então Jessé mandou Davi a Saul, e Davi levou de presente um odre cheio de vinho, um cabrito e um jumento carregado de pão. Davi foi e ficou trabalhando para Saul. Este gostou muito de Davi e o escolheu para carregar as suas armas.

E mandou a seguinte mensagem a Jessé:
— Eu gostei de Davi. Deixe que ele fique aqui ao meu serviço.

Daí em diante, toda vez que o espírito mau mandado por Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a sua harpa  e tocava. O espírito mau saía de Saul, e ele se sentia melhor e ficava bom novamente.
Apesar da nova ocupação no palácio, Davi ainda continua a pastorear as ovelhas de seu pai, ele não era preguiçoso e sempre estava disposto, cumpria todas as tarefas com muita alegria. E a ninguém dizia que havia sido ungido rei de Israel pelo profeta Samuel.

Passado algum tempo, os filisteus decidiram fazer guerra contra o povo de Israel, e se reuniram para lutar em Socó, uma cidade de Judá. Acamparam num lugar chamado “Fronteira Sangrenta”, entre Socó e Azeca. Saul e os israelitas se juntaram, acamparam no vale do Carvalho e se prepararam para lutar contra os filisteus. Os filisteus pararam no monte que ficava de um lado do vale, e os israelitas ficaram no monte do outro lado.

Havia toda uma expectativa entre os soldados israelitas, pois guerra sempre causa muita tensão e preocupação. O rei Saul convocou todos os homens, dentre eles também foram para a guerra os irmãos de Davi, os três mais velhos tinham ido com Saul para a guerra. O primeiro se chamava Eliabe, o segundo, Abinadabe, e o terceiro, Siméia. Davi era o filho mais novo. Enquanto os seus três irmãos mais velhos ficavam com Saul, Davi ia ao acampamento de Saul e voltava a Belém para tomar conta das ovelhas do seu pai.

Os soldados israelitas ficaram enfileirados, esperando a qualquer momento o ataca dos filisteus que também já estavam em prontidão para a batalha. Porém aconteceu algo inesperado, ao invés do exercito filisteu atacar, dentre eles saiu um homem enorme chamado Golias, da cidade de Gate. Golias saiu do acampamento como um campeão dos filisteus para desafiar os israelitas. Ele tinha 2,70 metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. As pernas estavam protegidas por caneleiras de bronze, e ele carregava nos ombros um dardo, também de bronze. A lança dele era enorme, muito grossa e pesada; a ponta era de ferro e pesava mais ou menos sete quilos. Na frente dele ia um soldado carregando o seu enorme escudo.

Os soldados israelitas e o rei Saul ficaram pasmos, não conseguiam nem se mover. Golias veio, parou e gritou para os israelitas, sua voz estrondou por todo o vale como se fosse um trovão:
— Por que é que vocês estão aí, em posição de combate? Eu sou filisteu, e vocês são escravos de Saul! Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. Eu desafio agora o exército israelita. Mandem alguém para lutar comigo!

Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram mais apavorados ainda.  E ninguém, nem mesmo Saul se mostrou com coragem nem ao menos para gritar algo em resposta.
Durante quarenta dias Golias desafiou os israelitas todas as manhãs e todas as tardes, e ninguém se apresentava para enfrentar o gigante Golias.

Davi passou alguns dias em Belém auxiliando seu pai em outros afazeres além de apascentar o rebanho. Um dia Jessé disse a Davi:
 — Pegue dez quilos de trigo torrado e estes dez pães e vá depressa levar para os seus irmãos no acampamento. Leve também estes dez queijos ao comandante. Veja como os seus irmãos estão passando e traga uma prova de que você os viu e de que eles estão bem. Os seus irmãos, o rei Saul e todos os outros soldados israelitas estão no vale do Carvalho, lutando contra os filisteus.

Na manhã seguinte Davi se levantou cedo, deixou alguém encarregado das ovelhas, pegou os mantimentos e foi como Jessé havia mandado. Ele chegou ao acampamento justamente na hora em que os israelitas, soltando o seu grito de guerra, estavam saindo a fim de se alinhar para a batalha. O exército dos filisteus e o exército dos israelitas tomaram posição de combate, um de frente para o outro.

Davi animou-se ao ouvir isso e deixou as coisas com o oficial encarregado da bagagem e correu para frente de batalha. Chegou perto dos seus irmãos e perguntou se estavam bem. Enquanto Davi estava falando com eles, Golias avançou e desafiou os israelitas, como já havia feito antes. E Davi escutou. Quando os israelitas viram Golias, fugiram apavorados. Eles diziam:
— Olhem para ele! Escutem o seu desafio! Quem matar esse filisteu receberá uma grande recompensa: o rei lhe dará muitas riquezas, lhe dará sua filha em casamento, e a família do seu pai nunca mais vai ter de pagar nenhum imposto.

Então Davi perguntou aos soldados que estavam perto dele:
— O que ganhará o homem que matar esse filisteu e livrar Israel desta vergonha? Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?

Aí eles lhe contaram o que ganharia quem matasse Golias.
Então Eliabe, o irmão mais velho de Davi, ouviu-o conversando com os soldados. Então ficou zangado e disse:
— O que é que você está fazendo aqui? Quem é que está tomando conta das suas ovelhas no deserto? Seu convencido! Você veio aqui só para ver a batalha!

— O que foi que eu fiz agora? —perguntou Davi. —Será que não posso nem fazer uma pergunta?

Então Davi fez a mesma pergunta a outro soldado. E ouviu a mesma resposta. Alguns soldados ouviram o que Davi tinha dito e contaram a Saul. Então ele mandou chamar Davi.
Davi chegou e disse a Saul:
— Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele.

Mas Saul respondeu:
— Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!

 —Meu senhor, - disse Davi - eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Teve dias em que um leão e um urso tentaram carregar uma ovelha, mas, eu fui atrás deles, ataquei e tomei a ovelha. Eu os agarrei pelo pescoço e os golpei até matá-los. E acredito oh, rei Saul, que assim como Deus me deu forças e tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo. O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu.

 — Pois bem! - respondeu Saul. —Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você! Mas não pode enfrentar o gigante só com suas roupas de pastor de ovelhas.

Então deu a sua própria armadura para Davi usar. Pôs um capacete de bronze na cabeça dele e lhe deu uma couraça para vestir. Davi prendeu a espada de Saul num cinto sobre a armadura e tentou andar. Mas não conseguiu porque não estava acostumado a usar essas coisas. Aí disse a Saul:
— Não consigo andar com tudo isto, pois não estou acostumado. Então Davi tirou tudo.
Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias.

Os dois exércitos viram que alguém saia das fileiras do exercito israelitas. Então Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi. O ajudante que carregava as suas armas ia na frente. Quando chegou perto de Davi, Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um adolescente. Aí disse a Davi:
— Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro, que você vem em enfrentar com pau e pedra? – e deu uma gargalhada. —Venha que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem.

Davi respondeu:
— Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você em minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que ELE não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. ELE é vitorioso na batalha e entregará todos vocês em nossas mãos.

Então Golias começou novamente a caminhar na direção de Davi, e Davi correu rápido na direção da linha de batalha dos filisteus, para lutar contra ele. Golias lançou a lança, mas Davi com agilidade se desviou dela, e movendo-se rápido, enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra cravou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada do próprio gigante da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra.

Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram. Aí os soldados de Israel e de Judá correram atrás deles, gritando, e os perseguiram até a cidade de Gate e até os portões de Ecrom. Os filisteus caíram feridos pela estrada de Saaraim, até Gate e Ecrom. Os israelitas voltaram da perseguição aos filisteus e levaram as coisas do acampamento deles.

Assim, quando Davi voltou para o acampamento, depois de matar Golias, Abner o levou a Saul. O rei ficou admirado com Davi e o nomeou como um capitão de seus soldados


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Davi obteve vitória porque obedecia a Palavra de Deus, e por isso confiava que o SENHOR lhe daria coragem, destreza e força. Que hoje eles também podem contar com a ajuda de Deus. No nome de Jesus podemos orar pedido auxílio sobre qualquer situação e ELE nos socorrerá.



Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário