sexta-feira, 19 de julho de 2013

LIÇÃO 3 - CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO

TEXTO BÍBLICO  Jo 14.16,17; 16.7-14

ENFOQUE BIBLICO
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (Jo 14.16)

OBJETIVOS
Relacionar os nomes e símbolos do Espírito Santo.
Identificar a atuação do Espírito Santo no Antigo Testamento.
Descrever a ação do Espírito Santo n vida do cristão.

INTRODUÇÃO
Tornamo-nos crentes mediante a operação do Espírito Santo, é dele que vem o poder para testificar, intercede por nós e esta conosco no dia a dia. Portanto é necessário que o conheçamos estudando seus nomes, seus símbolos, sua ação em toda a Bíblia e na igreja.

NOMES E SIMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO.
Quem é o Espírito Santo? O próprio Espírito Santo indica a sua deidade quando age como Deus. Não há necessidades de procurarmos provas para isso, pois a encontramos em toda a Bíblia.
a)      Ele é Eterno – Hb 9.14 = A palavra Eterno significa duração infinita; aquilo que não tem começo e nem fim. Ele é antes do inicio e é depois do fim.
b)      Ele é Onipresente – O Espírito Santo não se divide em varias manifestações, sua manifestação é total em toda a parte (Sl 139.7-10: At 17.24-28; Jr 23.23,24)
c)      Ele é Onisciente – A sabedoria do Espírito Santo é singular e indescritível, Ele sabe tudo (1Co 2.11;Sl 139.11,13; Rm 8.27).
d)      Ele é Onipresente – Ele tem capacidade de realizar tudo quanto Deus quiser, sem qualquer limitação. Deus não faz aquilo que contraria sua natureza moral. Isto não significa que ele esteja limitado em algumas circunstancias. Ele é absoluto e livre de qualquer empreendimento (Nm 23.19; 1Co 12.11; Rm 15.19; Lc 1.35; At 1.8).

Ainda para responder a pergunta, podemos ainda conhecê-lo pelos seus nomes pessoais e títulos.
a)      O Espírito Santo – aparece 84 vezes no NT, ao chamarmos por esse nome aparece a Santidade de Deus (Ex 2.2,4,5) . o Pai é Santo; o Filho é Santo e o Espírito é Santo (1Pe 1.15,16; At 2.27; Ef 1.13).
b)      O Espírito da verdade – toda verdade que se pode conhecer sobre Deus é revelada por Ele. O Pai é verdade; O Filho é Verdade e o Espírito é Verdade (Jr 10.10; Jo 14.6; Jo 16.13; 1Jo 5.6).
c)      O Espírito de amor – é conhecido pelo fruto que ele transmite o amor de Deus para nós, só conseguiremos ter o amor de Deus se o Espírito Santo colocar em nossos corações esse amor.
d)      Deus – O Espírito santo é também chamado de Deus (At 5.3,4)
e)      SENHOR – (2Co 3.17,18), nos dias de Paulo só as divindades eram chamadas de Senhor, os Imperadores Romanos, não aceitavam ser chamados de Senhor, enquanto não eram oficialmente divinizados, o Apostolo Paulo ao referir ao Espírito Santo como Senhor está reconhecendo a sua divindade.
f)       Espírito de Cristo – nome dado pelo relacionamento do Espírito Santo com Jesus Cristo e representante de Cristo aqui na terra (Rm 8.9; Jo 16.13).
g)      Espírito da Graça – é ele quem executa a obra de Deus no homem. O favor imerecido chega a nós por ele (J o 16.8-10).
h)      Espírito de Adoção – adoção é aceitação voluntaria e legal de uma criança como filho. Nós éramos escravos e fomos adotados por Deus através do Espírito Santo (Rm 8.15,16; Gl 4.5,6)
i)        Espírito da Promessa – cumprimento no pentecostes (Ef 1.13; Jl 2.28)
j)        Espírito de Glória – tem por objetivo tornar o cristão semelhante a Cristo (1Pe 4.14).
k)      Consolador – objetivo de levar avante a obra redentora de Cristo (Jo 14.26)

Os símbolos também é uma linguagem explicativa quanto a pergunta, cada crente poderá aplicar em suas vidas o conceito representado nos símbolos. Símbolos são as coisas visíveis que representam as invisíveis, contribuem para o conhecimento da verdade.
a)      Fogo – o fogo queima as impurezas, ilumina e une os objetos por ele incendiado (Ef 1.17,18;5.13;Rm12.19,20;Jr 20.9;Sl 104.4;Lc24.32).
b)      O vento – o vento é soberano, invisível, o vento não tem clima é universal, separa a palha do trigo, não tem cheiro, mas espalha perfumes, fertiliza, levando o pólen a vida, alimenta, vivifica etc.,
c)      Água – ele nos enche na medida em que damos a ele lugar – a Bíblia fala em Odre de água = o que seria insuficiente para um caminhar longo; fala de poços = ainda assim é limitado, pela indisposição e fala em Rios de águas = algo transbordante, para a vida toda. Rios de águas vivas poderão correr em seu interior (Jo 7.38).
d)      Óleo ou azeite – era o elemento usado para ungir os reis e profetas do AT, era algo que não podia ser falsificado, quem o falsificasse seria banido do meio do povo (Ex 30.22-33).
e)      Selo – o selo é a garantia do produto a ser vendido, importado ou exportado, alem de mostrar a origem do produto, revela também a sua validade e seu dono. A garantia de que somos de Deus é o selo do Espírito Santo em nós (Rm 8.9)
f)       Pomba – representa a mansidão, a vida, a pureza, a paz, e o envio da mensagem (Gn 1.1,2; Gn 8.8,9; AP 2.7). 


O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO.
O Espírito Santo está presente logo no inicio da criação, já falamos que ele é antes do inicio junto com Deus. Ele aparece ai como poder organizador da natureza criada, seu papel principal é protegê-la. Quando Deus disse façamos o homem, ele esta dirigindo a outras pessoas alem dele e estas pessoas são Jesus o verbo e o Espírito Santo, que é quem revela esta expressão para nós.

Em todo o AT, o Espírito Santo, dirigiu aqueles que foram chamados por Deus para realizarem a sua obra. A primeira coisa que Deus faz quando quer usar alguém é enchê-lo de seu Espírito Santo, sendo assim não há duvida de sua ação no AT. Nos tempos antigos, acontecia algo muito diferente de hoje período da graça, quando uma pessoa era usada pelo Espírito Santo era de forma esporádica. O Espírito vinha sobre a pessoa no momento exato e se retirava assim que a obra fosse realizada ou caso a pessoa se rebelasse contra Deus (At 28.25; Is 63.9-11).

Os exemplos que temos é que os homens da antiguidade realizaram grandes obras, todavia quando o Espírito Santo se retirava nada faziam dignos de nota. Sansão é um exemplo disto, só voltou a fazer algo digno quando se concertou com Deus, mesmo que tenha morrido junto com os filisteus. Davi quando foi ungido por Samuel, O Espírito Santo se apoderou dele e o preparou para execução do trabalho. Quando ele pecou perdeu o gozo pleno da salvação, ele já não podia ser o mesmo (Sl 51.1-4). O rei Davi sabia que sem o Espírito santo seria impossível realizar algo que fosse digno.

Davi foi restaurado (Sl 51.10-13), já podia outra vez, louvar a Deus com a ajuda do Espírito Santo. Pois sem ele nada se pode fazer que agrade ao Senhor (Jo 15.5). O Espírito Santo agiu em todo o AT, inspirando os profetas para proclamar o nascimento do Salvador. Seria impossível conhecer e compreender a obra da redenção idealizada em Deus, se não houvesse a revelação do Espírito Santo, desde o inicio da criação (Ef 1.3-7). 

No NT, a manifestação do Espírito Santo, não é de forma esporádica como foi no AT, Simeão, cheio do Espírito proclamou que Cristo é a Salvação preparada por Deus a todos os povos (Lc 2.25-32). Ele consagrou a João, o Batista, para preparar o caminho do Senhor. Jesus foi gerado no ventre de Maria por virtude do Espírito Santo (Mt 1.20), Ele se manifestou no dia do batismo de Jesus e tomou posse santificando a humanidade de Cristo (Mt 3.16), em seguida o consagrou para o trabalho que veio realizar. Jesus como homem foi dependente do Espírito Santo em tudo, como homem Jesus não podia ser Onisciente, Onipresente ou Onipotente. Assim como não podia também conhecer os pensamentos, tudo acontecia devido ao Espírito  Santo (Jo 4.6; 11.6,7; 8.26-29; 5.30).

Finalmente vemos a operação do Espírito Santo na glorificação de Jesus, segundo alguns comentaristas a festa pode ter durado quarenta dias, analisando em linguagem humana (At 1.3; 2.1-4). Não sabemos o que de fato aconteceu se o Salmo 24 é uma alusão a esta festa? O que sabemos é que para a vinda do Espírito Santo, sobre o seu povo no NT, havia uma condição pré-estabelecida por Deus (Ex 17.5,6; Nm 20.7,8; 1Co 10.4). A rocha ferida derramaria sobre nós o seu Espírito.

O Espírito Santo ao inaugurar o Reino de Deus na terra, sua ação hoje é entre os homens e nos homens. Trabalhando nos homens ele os faz nascer de novo, tornando-os propriedades de Deus, visando o dia da redenção (1Co 6.20; Ef 4.30). A morada do Espírito em nós é a condição para nos manter constantemente salvos. A vinda do Espírito Santo tem características singulares (At 2).
a) “veio do céu”
b) “veio do céu um som”
c) “como de um vento veemente e impetuoso”
d) “foram visto línguas repartidas como que de fogo”
e) “notório a todas as nações”
f) “ trouxe despertamento  para a Palavra”  - Pedro, pregou.
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”


O AGIR DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRISTÃO.
O Espírito Santo habita na igreja, não entre as quatro paredes, ele mora no coração do crente, podendo também se retirar dependendo de nossas ações. Ele age como o socorro do cristão, ajudando nos momentos de fraquezas, ensinando, guiando santificando o crente. Porem pode com nossas atitudes entristecê-lo, resisti-lo, desprezá-lo, podemos ainda depreciar seus dons e até extingui-lo (1Ts 5.19). Uma de suas atuações é renovar o crente (Tt 3.5). Portanto não há razão para viver uma vida apagada sem o brilho do Espírito.

O Espírito Santo trás reavivamento espiritual, acendendo a candeia, enchendo vasos, para que a luz não se apague, podendo o cristão resplandecer nesta sociedade ímpia. É interessante a ação do Espírito, ele faz com que o cristão veja a sua própria condição espiritual, faz nos arrepender quando pecamos. É ele quem nos faz entender o quanto inútil somos sem Deus. Então ele nos leva a humilharmos aos pés do Senhor e pedir perdão pelos pecados que agrava a Deus (Jo 1.26,27).

O Espírito Santo reaviva a Palavra no coração do crente, dando-lhe uma visão mais ampla. É com a sua ajuda que a Palavra toma o lugar certo em nossas vidas, sempre que se inicia um avivamento sob o agir do Espírito é levando o povo de volta a Palavra. Pois não havendo obediência a Palavra, não pode haver um genuíno reavivamento (1Sm 15.22).

É do Espírito Santo a missão de separar e qualificar o obreiro para a obra (At 13.1-3), ele deverá ter plena liberdade entre os irmãos para agir em particular em suas vidas, como também na direção da igreja (At 6.1-7;11.20-24). Nesta ultima hora da igreja, quer o Consolador, agir como na igreja primitiva, dirigindo as grandes realizações da igreja na terra, devemos dar a ele lugar. Como já vimos o Espírito Santo é uma pessoa que pode ser:
a) submetido a testes (At 5.9)
b) entristecido (Ef 4.30)
c) pode ser blasfemado (Mt 12.31,32)
d) pode ser resistido (At 7.51)
e) e pode ser insultado (Hb 10.29)
Não se pode desprezá-lo,  é ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11), seria impossível a pregação do evangelho para conversão do pecador, sem a operação dele.

CONCLUSÃO
O Espírito age na ministrando  aos crentes, Jesus disse: “convém que eu vá , para que eu vos envie o Espírito Santo”. É ele quem revela, motiva e capacita, pois sonda a cada um e chama para o serviço, ele testifica, dirige o povo proibindo ou restringindo em algum momento.


OBRAS CONSULTADAS
PEARLMAN, Myer – Conhecendo as doutrinas da Bíblia – Editora Vida, 15ª impressão, 1990.
JR, Floyd C. Woodworth, Fundamentos da Verdade, ICP, 1988


Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário