sexta-feira, 12 de julho de 2013

LIÇÃO 2 – O REI DESOBEDIENTE

Ao Mestre
Prezado (a), aproveite o tema da lição de hoje, para passar ensinos práticos aos pequenos.
Na lição anterior, falamos acerca do povo de Israel escolher ser governados por um rei humano em vez de ser por Deus. É interessante ressaltar que o fato deles aprovarem Saul como rei, não estava em ter sido apontado por Deus, mas sim em sua aparência.
Saul era filho de um homem rico e importante, era  jovem e bonito. Não havia ninguém mais bonito do que ele entre todos os israelitas. Além disso, era mais alto do que todos. Quando estava no meio do povo, ele aparecia dos ombros para cima.

Enfatize aos pequenos que as primeiras impressões podem ser enganosas, principalmente quando a imagem criada pela pessoa é contraditada por suas qualidade e habilidades. Saul possuía a imagem ideal de um rei, mas seu caráter possui tendências más. Não era integro, era desobediente.

Saul poderia ter realizado grandes feitos para Deus e em prol de seu povo, porém seu reinado foi pautado de fracassos resultantes de sua desobediência ao mandado de Deus. Ele possuía aparência, coragem e atitude, se ele colocasse seu coração a obedecer a Palavra de Deus, até mesmo seus defeitos e fraquezas poderiam ser suplantados pelo poder do amor divino. Mas suas más escolhas, teimosia e desobediência o afastaram do Deus Todo-Poderoso

Enfatize aos pequenos que a teimosia e a desobediência aos pais e a Deus só resultam em fracassos e tristeza. Deus quer sempre o nosso bem, devemos ouvir Sua Palavra.        
Deus abençoe grandemente seu ministério.


Texto Bíblico:1 Sm 14.47-52; 15.1-35.


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que a desobediência a Deus conduz ao fracasso.


Exercitando a memória
“Feliz aquele que teme a Deus, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos” (Sl 112.1 – NTLH).

Temer é: Dedicar profundo respeito e obediência a (Dic. Houaiss)
O contrário de temer é: afrontar, destemer

Muitas bênçãos estão disponíveis aqueles que temem e com prazer obedecem aos mandamentos de Deus: a honra, a prosperidade a segurança, estar livre do medo. Todos os que desejam viver seguros e alegres deve reverenciar e alegremente obedecer a Deus.

Crescendo no conhecimento
Quem mesmo foi escolhido como rei na lição passada? Isso mesmo: Saul.
Saul logo que se foi ungido rei de Israel, reuniu um exército derrotou muitos inimigos de seu povo; os amonitas, moabitas, edomitas, etc.

O povo estava contente com o rei, era bonito, era alto, corajoso. Tinha uma linda esposa chamada Ainoã, e tinha três filhos homens: Jônatas, Isvi e Malquisua. A sua filha mais velha chamava-se Merabe, e a mais nova, Mical. E nas guerras contava com seu primo Abner e com soldados corajosos. Saul tinha tudo para ser um grande rei, mas seu coração era teimoso. Não gostava de obedecer.

Certa vez, após uma guerra, o povo fez um grande ajuntamento para festejar. Samuel então falou a todo o povo e a Saul:
__ O SENHOR Deus vos ouviu e lhes deu um rei segundo a vossa petição. Temam o SENHOR e sirvam a ELE fielmente, com todo o coração. Lembrem das grandes coisas que ELE fez por vocês. Mas, se vocês continuarem a fazer o mal, certamente tanto vocês como o seu rei serão destruídos.

Mas Saul pareceu que não ouviu as palavras de Samuel. Alguns dias depois, em um outro ajuntamento do povo, Samuel se atrasou devido a sua muita idade e Saul resolveu ele mesmo oferecer sacrifícios a Deus em lugar de Samuel que era o sacerdote.

Quando Samuel chegou e viu o que Saul havia feito disse:
— O que você fez foi uma loucura! Você não obedeceu à ordem do SENHOR, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ELE teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre. Mas agora você não continuará a governar. Você desobedeceu ao SENHOR, e por isso ele vai encontrar um homem do tipo que ELE quer e o fará chefe deste povo.

Aí Samuel saiu de Gilgal e foi embora.

Passando alguns meses, Samuel foi novamente a Gilgal e disse a Saul:
 — O SENHOR Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Agora escute isto que o SENHOR Todo-Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos.

Talvez vocês estejam se perguntando: por que Deus ordenou essa destruição?
Os amalequitas era uma nação composta de guerrilheiros, como os terroristas. Atacavam as nações vizinhas e se apossavam de seus pertences e ainda escravizavam as pessoas. Deus sabia que nenhum povo viveria em paz na terra enquanto os amalequitas existissem, pois já haviam matado muitas pessoas e destruídos muitos povos.

Então Saul convocou o seu exército e em Telaim fez uma contagem dos seus soldados. Havia duzentos mil soldados do povo de Israel e dez mil de Judá. Aí Saul e todos os seus soldados foram para a cidade de Amaleque e ficaram esperando escondidos no leito seco de um rio.

Saul preveniu os queneus:
 — Saiam do meio dos amalequitas para que eu não os mate junto com eles, pois vocês foram bondosos com os israelitas quando eles vieram do Egito.

Então os queneus saíram. E Saul derrotou os amalequitas, desde Havilá até Sur, a leste do Egito. Prendeu Agague, o rei dos amalequitas, porém matou todo o povo. Saul e os seus soldados não mataram Agague; também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor.

 O SENHOR Deus falou com Samuel:
— Eu estou arrependido de ter feito Saul rei, pois ele me abandonou e desobedeceu às minhas ordens.

Samuel ficou triste com isso e a noite inteira orou em voz bem alta a Deus, o SENHOR, em favor de Saul. Na manhã seguinte, bem cedo, ele saiu para procurar Saul. Soube que ele tinha ido para a cidade de Carmelo, onde havia construído um monumento em honra de si mesmo, e que depois tinha seguido para Gilgal. Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo:
— Que o SENHOR Deus o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do SENHOR.

E Samuel perguntou:
— Então por que é que estou ouvindo o mugido de gado e o berro de ovelhas?

Saul respondeu:
— Os meus soldados os tomaram dos amalequitas. Pegaram as melhores ovelhas e o melhor gado para oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você. E destruímos completamente o resto.

Que vergonha crianças, Saul além de desobedecer a Deus ainda mentia para Samuel. Saul enganava a si próprio. As pessoas que mentem afastam-se de Deus e perde a credibilidade com as pessoas, pois ninguém acredita mais nelas.

— Espere! —interrompeu Samuel. - Eu vou lhe contar o que o SENHOR Deus me disse na noite passada. — Fale! - disse Saul.

E Samuel continuou:
— Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O SENHOR Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada?

— Mas eu obedeci a Deus, o SENHOR! - respondeu Saul. — Saí como ELE me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao SENHOR, o Deus de você.

Samuel respondeu:
 — O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

 — Eu pequei! - respondeu Saul. —Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. Mas agora, Samuel, eu peço que perdoe o meu pecado e volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR.

— Eu não voltarei com você! - respondeu Samuel. — Você rejeitou as ordens de Deus, o SENHOR, e por isso ele também o rejeitou como rei de Israel.

Então Samuel virou-se para sair. Mas Saul o segurou pela barra da capa, e ela se rasgou.
E Samuel disse:
 — Hoje Deus rasgou das suas mãos o Reino de Israel e o deu a alguém que é melhor do que você.

Com grande tristeza Samuel foi embora, não voltando mais a ver Saul, que prosseguiu em sua teimosia e desobediência a Deus.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que aquele foi um dia muito triste para Samuel e para todo o povo. O rei havia deliberadamente desobedecido a Deus mais de uma vez. Todos os que são filhos de deus, precisa ser obediente. Quando somos tentados a desobedecer a Deus, seja em qual for a circunstancia, lembremos de Saul – tenhamos cuidado. Oremos para que o SENHOR nos dê força e vontade de obedecer-lhe sempre


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário