sexta-feira, 12 de julho de 2013

LIÇÃO 2 - JESUS NOS APROXIMA DE DEUS

Objetivos da lição:
Levar o aluno a reconhecer a necessidade de aproximar se de Cristo. E ter consciência de que deve ser um cristão obediente.

Texto em estudo: João 14.17,11
Não se turbe o vosso coração;credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas;se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.
Disse lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?
Disse lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai;e já desde agora o conheceis e o tendes visto. Crede me que estou no Pai, e o Pai, em mim;crede me, ao menos, por causa das mesmas obras.

As palavras de Jesus indicam que o caminho para a vida eterna, ainda que não seja visível é seguro, pois Ele já preparou este caminho, o que é incerto é a nossa prontidão em crer em sua promessa.
Devemos aguardar a vida eterna com expectativa porque Cristo prometeu a todos que nele crêem, embora os detalhes da eternidade não serem bem conhecidos, o Senhor está preparando tudo a fim de estarmos pra sempre ao seu lado.

Quanto ao caminho que nos leva a Deus, não podemos saber se não for por meio de Jesus, porque Ele é o caminho, Ele faz a ligação da nossa vida a Deus. Além de ser o caminho é o único, pois é seguro, verdadeiro e suficiente. Por fim, nos convida a crer em suas palavras, mesmo que seja por meio de suas obras, certa ocasião o Senhor afirmou, que por meio sua própria doutrina saberiam se ela é de Deus ou não.


INTRODUÇÃO
Jesus Cristo é o nosso caminho de volta a Deus, por meio dele temos comunhão com o Pai, Ele promove a reconciliação e aproximação de Deus.
Na lição anterior, como introdução do trimestre, discorremos acerca do pecado, qual a sua origem, como ele entrou no mundo e passou aos homens;tudo isto estudamos tendo em vista o tema do trimestre, ou seja, o Plano da Salvação.

Na lição 2 daremos prosseguimento ao tema, porém abordando a participação de Cristo no plano da salvação. Pois ao principio temos de entender que como pecadores estamos afastados ou separados de Deus, e que nenhum de nós pode por seus próprios meios inverter esta situação.
É mediante a obra redentora de Cristo que temos condições espirituais de nos aproximar novamente de Deus, afim de restaurar a comunhão com Ele. Pois Deus deseja que o homem se chegue a Ele:
Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos;quem fez ouvir isso desde a antiguidade?
Quem, desde então, o anunciou? Porventura, não sou eu, o Senhor? E não há outro Deus senão eu;Deus justo e Salvador, não há fora de mim. (Is 45.21)


I. O HOMEM SEM DEUS
No livro de Gênesis nós vemos como havia harmonia entre Deus e o homem, Deus o havia criado conforme a sua imagem e semelhança, com todas as características morais e espirituais. Seu estado era perfeito, pois o homem refletia o caráter de Deus.

Entre muitas faculdades, ao homem foi dada a sociabilidade, ou seja, o homem seria um ser social que se relacionaria com seu próximo, não viveria isolado, e Deus dava exemplo disto mediante a comunhão diária que tinha com o homem, pois durante a viração do dia Deus vinha para dialogar com o homem.

Mas infelizmente o pecado entrou no mundo por causa da desobediência do homem, e a sua conseqüência foram trágicas. Recordemos que na lição passada afirmamos que Deus havia dado a ordem de não comerem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal sob o risco de morrerem, eles comeram induzidos pelo diabo, porém não morreram de imediato, isto foi porque a morte a qual Deus se referia era a morte espiritual, a qual representa “separação”. Foi exatamente esta a primeira conseqüência do pecado o afastamento de Deus.
E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia;e escondeuse
Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. (Gn 3.8)

Neste versículo notamos de imediato a mudança de comportamento do homem, eles ao pecarem se afastaram de Deus: “escondeu se da presença do Senhor”
Certamente não era da vontade do Senhor que isto acontecesse, é claro que Deus já sabia pela sua
Onisciência o que havia acontecido, mas mesmo assim foi ao encontro do homem, no mesmo local porém não encontrou o homem na posição que o havia deixado.

Deus procura pelo homem no jardim, mas este se esconde da presença de Deus, após ouvir a voz de Deus alega que se escondeu por que estava nu. Diante disto tudo foi esclarecido, pois Deus o chama para dialogar, mediante a resposta de Adão, Deus lhe pergunta quem o havia mostrado que estava nu? Se ele havia comido da arvore a qual havia ordenado que não comesse. Adão logo declara a sua situação, diante disto Deus sentenciou Adão e sua mulher por causa do seu pecado.
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. (Gn 3.23)

Assim o homem morreu espiritualmente, ou seja, separou de Deus, no jardim eles tinham comunhão todos os dias, agora expulso do jardim estava afastado de Deus, pois estudamos na lição passada como o pecado nos separa de Deus. Aqui a separação também foi literal pois eles passariam a viver só no mundo.
E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gn 3.24)

Este versículo revela que além de serem expulsos do jardim não havia um meio pelo qual pudessem retornar ao jardim, pois Deus os impediu porque no jardim havia também uma arvore da vida, se o homem comesse dela viveria eternamente, mas em pecado. Por isso mesmo Deus sentenciou o homem a morte física;ao afirmar que o homem do pó havia sido tomado e ao pó tornaria;estava assim determinando que o homem morreria fisicamente.

Em resumo a situação do homem era lamentável, pecou, morreu espiritualmente, expulso do jardim trabalharia para seu próprio sustento até sua morte. Com a morte física estava condenado eternamente, separado de seu Criador.

II. JESUS O MEDIADOR
Deus não havia criado o homem para a condenação, mas sim para comunhão com Ele, mas por causa da sua justiça a sua lei deveria ser cumprida, e esta foi devidamente executada na vida de
Adão e Eva. Porem sabemos que Deus também é amor, conforme o apostolo João afirmou.
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade. (ou o amor) (1 Jo 4.8)

Por isso não permitiria que sua obra prima fosse destinada a separação eterna, mas usou de misericórdia para com o homem, pois embora tenha executado uma sentença sobre eles fez também uma promessa;de que enviaria “um” que restauraria o homem a sua posição original.
Na mesma ocasião em que Deus procurou o homem no jardim do Éden e o sentenciou, também fez conhecer a sua promessa.
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente;esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3.15)

Este versículo é um pouco difícil de entender porque há muita simbologia, mas aqui Deus sentencia a serpente, neste caso, não o animal irracional, mas o diabo. A semente da mulher refere se aquele que viria e feriria a cabeça da serpente, ou seja, desfaria a obra do diabo. Esta é a promessa do Salvador, Jesus Cristo, lembramos que o significado da palavra Cristo é o “enviado”

Assim, sendo o homem contaminado pelo pecado não poderia por seus próprios meios retornar a ter comunhão com Deus, pois seu estado pecaminoso o separa do Deus, por esta razão ele necessitava de alguém que o auxilia se, que mediasse uma conciliação.
É bem verdade que o homem pecador não busca esta conciliação porque uma das características do pecado em fugir da presença de Deus, por isso Deus toma essa iniciativa propondo um Salvador, ou seja, um mediador que fizesse essa reconciliação. Deus iria se reconciliar com o homem por meio de seu mediador Jesus Cristo.
Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens,
Jesus Cristo, homem, (1 Tm 2.5)

O dicionário define o termo reconciliar como: Estabelecer a paz, restituir à graça de Deus, pôr de acordo, (coisas que parecem opostas), congraçar, harmonizar: Assim vemos que Deus pretendia se reconciliar com o homem, desta forma prometeu que enviaria um salvador, a qual restauraria o homem a sua posição original e o livra se da condenação eterna. Portanto o mediador Jesus conduziria o homem de volta a Deus.
E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, (2 Co 5.18)

A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou. (Cl 1.21)


III. MAIS PRÓXIMO DE DEUS
No evangelho de João nós encontramos o que chamamos de texto áureo do Evangelho, o que todo cristão deve conhecer decorado João 3.16:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Assim como a sua justiça foi eficaz no inicio o seu amor também o é nestes últimos tempos, pois foi pelo seu amor ao homem que Deus providenciou um meio maravilhoso para trazer de volta o homem a sua presença. A partir do momento que aceitamos o Senhor como Salvador de nossa vida Ele nos reconcilia com Deus, por meio do perdão de nossos pecados, de imediato podemos ir ate a presença de Deus, conforme escreveu o escritor aos hebreus.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hb 4.16)

Além de já desfrutamos o direito de chegarmos a Deus, Ele pretende aproximar-se ainda mais, pois quando afirma que deseja que não perecemos mas tenhamos a vida eterna, esta vida se refere a estar literalmente na sua presença. Por ocasião do arrebatamento da Igreja, onde estaremos pra sempre ao lado do Senhor. Esta mesma foi uma das promessas de Jesus:
E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. ( Jo 14.3)

Quando aceitamos esta reconciliação passamos a ser filhos de Deus, portando podemos entender que o pai sempre quer ter seus filhos próximo a si, assim sendo o arrebatamento da Igreja é o ápice do propósito divino, retornar a comunhão plena e eterna com o homem.


CONCLUSÃO
Concluímos nossa lição 2, esta que foi uma breve seqüência da lição anterior a qual pudemos extrair uma serie de estudos.
  Deus ama o homem que criou
  Por seu infinito amor prometeu um Salvador
  Jesus Cristo é este Salvador prometido
  Jesus foi constituído o mediador
  Por meio de Jesus Deus se reconciliou com o homem
  Deus deseja estar mais próximo do homem

A mensagem principal desta aula pé o amor de Deus, pois Ele foi justo ao sentenciar o homem por seu erro, mas ao mesmo tempo se propôs a reconciliação, mesmo o homem não ser merecedor. Nisto nós vemos o grande significado da misericórdia e graça de Deus. Misericórdia: Quando Deus não dá o que merecemos;merecíamos a morte, a condenação

Graça: Quando Deus dá o que não merecemos, não merecemos a sua misericórdia e amor
Na próxima lição estaremos estudando um novo ponto no plano da salvação, vimos até aqui que o pecado nos separou de Deus, temos a necessidade de um mediador, na lição 3 veremos a obra deste mediador em nosso favor.


Colaboração para Portal Escola Dominical -Prof  Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário