sexta-feira, 26 de julho de 2013

LIÇÃO 4 - NOVO CAMINHO PARA DEUS

Objetivos da lição
Incentivar os alunos a renunciarem a tudo que impede nossa comunhão com o Senhor.
Compreender que Deus não faz acepção de pessoas e ama a todas independente de seu passado.

Texto em Estudo:  Lc 19.1-9
Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade.
Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico,
procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
Então, correndo adiante, subiu a uma figueira brava a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.
Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.
Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.
Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.

Os versículos acima descrevem a conversão de Zaqueu um publicano, ou seja, cobrador de impostos. Para financiar o seu império mundial os romanos arrecadavam de todas as nações sob seu domínio, grandes quantias de dinheiro em forma de impostos.
Os judeus se opunham aos pagamentos dessas taxas, porem eram obrigados a pagar;
Os cobradores de impostos, como Zaqueu, estavam entre as pessoas mais impopulares de Israel
Embora judeus de nascimento, eles escolheram trabalhar para Roma; sendo assim considerados traidores de Israel.

Também era conhecido de todos que os publicanos enriqueciam por meio de extorsões de seus compatriotas, por esta razão alguns murmuraram contra Jesus por Ele ter ido a casa de um publiacano; mas apesar de Zaqueu ser um trapaceiro e renegado o Senhor o amou, em resposta disto Zaqueu se converteu ao Senhor.
( Bíblia de Aplicação Pessoal,  p 1.391 ).


Introdução
Nós estudaremos hoje a lição “Um novo caminho para Deus”para tanto, tomaremos, por exemplo, a experiência vivida por Zaqueu, um publicano pecador e rejeitado pela sociedade, porem desejoso de saber quem era Jesus.

A lição discorre acerca do novo caminho encontrado por Zaqueu, caminho este que o levou a salvação. Porém achei por bem escrever sobre “caminho” lembrando a celebre frase do Senhor:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.
Ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14.6)

Este versiculo foi uma resposta aos seus discípulos; o Senhor havia afirmado que iria para o Pai, mas voltaria para leva-los para si mesmo, em seguida disse que os discípulos sabiam para onde iria e o caminho, mas Tomé disse que não sabiam para onde o Senhor iria, como saberiam o caminho?

Diante disto o Senhor lhes responde: Ele mesmo é o caminho.



É evidente que aqui há uma simbologia, pois Tomé poderia apenas estar supondo um caminho material, algo como uma estrada, mas o Senhor estava se referindo a algo espiritual.
A Bíblia afirma que Jesus nos abriu um caminho em direção a Deus:
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, (Hb 10.19,20)

O texto acima faz referencia a obra de Cristo na cruz, por meio da sua morte o homem pode voltar a ter comunhão com Deus, isto nós podemos entender bem quando analisamos o aspecto cerimonial da adoração a Deus. No Antigo Testamento as pessoas não podiam ir diretamente a presença de Deus, os sacerdotes eram os únicos que podiam entrar na presença de Deus, assim mesmo de forma indireta, pois no templo havia dois lugares distintos; o Santíssimo lugar e o Santo dos Santos, eles eram separados por uma espécie de véu, no ultimo lugar estava a arca da aliança a qual representava a presença de Deus, ali uma vez por ano o sumo sacerdote entrava para oferecer sacrifícios pelo povo.

 A Bíblia afirma que quando Cristo morreu na cruz o véu do templo se rasgou de alto a baixo, isto foi um símbolo de que agora não haveria mais véu de separação, o homem poderia ir até a presença de Deus. Por isso o escritor aos Hebreus incentiva os cristãos a irem com confiança a presença de Deus. (Hb 10.19-22)

Quando verificamos no dicionário a palavra caminho encontramos: Faixa de terreno destinada ao trânsito de um para outro ponto; estrada, vereda, via, trilho, direção, rumo, destino.
Desta forma entendemos que Jesus como “caminho”significa que Ele é o meio pelo qual nós poderemos chegar a Deus. Além disto temos de lembrar que Ele declarou “ninguém vem ao Pai se não for por mim” desta forma vemos que Jesus é o único caminho, infelizmente há muitas pessoas seguindo outros “caminhos” embora algumas religiões digam que todos caminhos levam a Deus a verdade é bem diferente disto, apenas um caminho leva a Deus; Jesus.

No plano da salvação, a revelação final era Cristo, o Salvador prometido no Jardim do Éden, Jesus vindo ao mundo realizou a obra da redenção humana, e em tudo se deu como exemplo até a vitória final; a sua vida, ministério, morte e ressurreição em conjunto representa o processo da salvação, pois Ele mesmo não tendo pecado  assumiu toda a culpa de nossas transgressões  por fim recebeu de Deus Pai a glorificação, deste modo devemos entender este processo como um “caminho” a seguir.
Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, (1 Pe 2.21)

Este caminho começa quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e fazemos confissão de que vamos andar seguindo os seus passos, conforme a sua doutrina, observando os seus mandamentos, permanecendo fieis até chegarmos ao céu, quer seja por ocasião do arrebatamento da Igreja ou pela chamada de Jesus para o descanso eterno.


I- Vivendo no caminho errado
Quando o Senhor afirmou “ninguém vem ao Pai se não for por mim” estava demonstrando que Ele é o único caminho que conduz a Deus. Nos dias em que vivemos o homem afastado de Deus e em trevas espirituais criou muitos caminhos na intenção de chegar a Deus, mas são caminhos tortuosos que não conduzem a Deus mas sim o afastam dele. Estes caminhos são divulgados por meio de muitas religiões que pregam um falso caminho.

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (Mt 7.13)
Este versículo foi mencionado pelo Senhor Jesus, Ele sabendo da situação do homem associou a vida dos pecadores como um caminho de perdição, pois esta é a situação da humanidade, ela anda por um caminho de destruição e perdição, pois separados de Deus e sem salvação estão destinados a condenação por seus pecados.
Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (Pv 16.25)

Assim também vivia Zaqueu, sendo que o caminho que ele havia escolhido para andar era duplamente difícil, inicialmente como os demais homens era um pecador, além disto a sua profissão o fazia um homem indigno entre a sociedade, diante disto podemos afirmar que Zaqueu andava a passos largos neste caminho de destruição e morte, pois seus atos o faziam merecedor disto.

No comentário do texto em estudo nos referimos a má ação dos cobradores de impostos, porém Zaqueu tinha algo de diferente, embora sua vida não era a mais correta, ele tendo noticias de que Jesus iria passar por aquele lugar desejava conhecer quem era Jesus, porém a multidão o impedia.

Nesta passagem há uma simbologia muito importante da qual extraímos muitas lições praticas para nossa vida:
a) Zaqueu pecador desejava ver quem era Jesus: 
Embora o pecador viva um caminho que o conduz a perdição, este caminho é muitas vezes de dor e sofrimento, por isso existe uma necessidade interior de se voltar a Deus, mesmo que muitos não entendam e nem conseguem buscar a Deus, mas Zaqueu ao procurar saber quem era Jesus demonstra a sua busca por algum diferente do que ele estava vivendo. Certamente a fama de Jesus já tinha chegado aos seus ouvidos.

b) A multidão o impedia;
Certamente por ser rejeitado e também de baixa estatura Zaqueu teve problemas para ver quem era Jesus. Em varias passagens bíblicas nós vemos as multidões seguindo a Jesus, porem essas multidões representa pessoas que apenas seguem Jesus por algum interesse e não por fé e amor, alias certa ocasião o Senhor disse as multidões que eles estavam o seguindo apenas porque tinham comido pão e se saciado, mas que eles deveriam buscar não apenas a comida que perece mas a comida que permanece para vida eterna.
Assim acontece com muitas pessoas que apenas fazem parte desta multidão, não seguem o Senhor por amor, por ser Ele o filho de Deus, mas apenas para obter vantagens pessoais, ainda por cima agindo assim impedem que pessoas sinceras como Zaqueu veja quem é Jesus.
Zaqueu mesmo sendo um pecador desejou saber quem era Jesus.

c) Zaqueu sobe numa figueira brava:
Nesta atitude Zaqueu demonstrou a sua fé, pois sendo impedido pela multidão não desistiu, mas procurou um meio pelo qual o seu propósito seria alcançado. Subir naquela arvore não foi nada fácil, principalmente pelo fato que era uma figueira brava e ele teve de se esforçar muito, fazer realmente um sacrifício; isto nos deixa o exemplo de que algumas vezes para vermos Jesus é necessário sacrificarmos, irmos além das nossas forças, se Zaqueu não persistisse certamente a multidão jamais o deixai ter visto o Senhor. Mas o seu esforço teve uma recompensa.


II- O convite
Zaqueu se aproximou da multidão com o objetivo de ver o mestre, diante da dificuldade imposta pela multidão ele subiu com muito esforço em uma arvore. Talvez em seu coração não imaginasse nada além de ver quem era este homem da qual a fama havia corrido por todos os lugares. Certamente Zaqueu já tinha ouvido falar dos milagres, das maravilhas que o Senhor havia realizado.

Talvez Zaqueu não esperasse nada alem de ver o mestre, pois nesse objetivo é que ele se esforçou a subir na arvorem, mas grande foi a sua surpresa, pois o Mestre não apenas passou mas lhe dirigiu palavras, ou melhor fez um convite.
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.
E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. (Lc 19.4,5)

Quando Jesus olha para Zaqueu e lhe diz que convém pousar em sua casa estava não apenas fazendo um convite a Zaqueu, mas lhe concedendo a maior oportunidade de sua vida.
Na simbologia bíblica muitas vezes “casa” é associada a vida, neste caso o Senhor estava a dizer que lhe covinha pousar em sua casa, ou seja, estar; se fazer presente; permanecer na vida de Zaqueu.

Esta atitude do Senhor de se aproximar e se hospedar na casa de um homem pecador e desprezado pela sociedade fez com muitos murmurassem contra Ele, porém o Senhor não levou isto em consideração, pois visava a alma de Zaqueu, pois s mestre sabia que toda aquela multidão não tinha interesse realmente de saber quem era Jesus, para a multidão apenas um homem a qual lhe poderiam obter bênçãos materiais, mas Zaqueu era sincero na sua intenção, por isto mesmo que em certa ocasião o Senhor disse:
E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores. (Mc 2.17)

Diante disto, com surpresa e alegria Zaqueu aceita a proposta do Senhor, a Palavra diz que Zaqueu desceu depressa da arvore e o recebeu com alegria.
Este mesmo convite tem sido feito a muitos anos, pois o Senhor convida o homem a salvação, no livro de apocalipse descreve bem isto:
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. (Ap 3.20)

Já falamos em outra ocasião sobre o livre arbitrio, por isso o Senhor espera “bate na porta” esperando alguém abrir, para que assim entre em sua “casa”, a porta aqui é nosso coração, por meio do nosso coração o Senhor entra na nossa vida e a transforma.
Infelizmente muitos não abrem seu coração para receber Jesus, mas devemos fazer como Zaqueu “receber com alegria”.


III- Deus conhece meu nome
Certamente que uns dos aspectos que mais causou impressão em Zaqueu foi o fato de Jesus o chamar por nome, bem como toda a honra e receber o mestre em sua casa.
Zaqueu estava ciente da sua condição social diante dos homens, muitos o desprezavam por completo, multidão o havia impedido de ver Jesus.

Mas agora o Senhor o surpreende, pois alem de direcionar seu olhar para ele, o chama pelo seu nome, é claro que Jesus como Deus sabia d todas as coisas, mas Zaqueu não tinha uma compreensão exata de quem era Jesus. O gesto do Senhor para Zaqueu o sensibilizou de tal modo que sentiu a necessidade de mudar de vida.

Zaqueu antes rejeitado agora tinha uma grande honra, receber em seu lar uma importante visita, naqueles dias, além de toda a raiva e desprezo de seus compatriotas Zaqueu vivia o fato de que ninguém entrava na casa de um homem pecador, exceto seus pares.  Porém Jesus rompeu tudo isto, demonstrando a Zaqueu a importância de sua vida.
Deste mesmo modo Deus conhece a cada ser humano, Isaias escreveu assim:
Por amor de meu servo Jacó e de Israel, meu eleito, eu a ti te chamarei pelo teu nome; pus-te o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. ( Is 45.4)

O versículo acima descreve uma passagem a qual Deus chama um homem fazer realizar uma obra, porem este homem não sabe quem é Deus, porém era conhecido de Deus, o mesmo se deu com Zaqueu ele nunca havia visto Jesus, mas o Senhor Jesus já conhecia Zaqueu, sabia da sua intenção, da sua fé.



IV- A renuncia
Renunciar significa: Não querer; rejeitar, recusar, deixar voluntariamente a posse de: desistir de; abdicar, descrer de; abjurar, renegar, recusar, rejeitar, não fazer caso de; desprezar, desdenhar:
Podemos concluir que Zaqueu iniciou a sua renuncia desde o momento que se dispôs a subir na arvore, enfrentando assim todos os obstáculos. A sua alegria foi tanta ao receber o mestre que as suas decisões seriam outras; antes era um cobrador de impostos injusto a qual defraudava as pessoas, Zaqueu se arrependeu disto e prometeu restituir tudo quanto tinha ganhado fraudolosamente.

Além disto a renuncia maior de zaqueu estava no fato de não se pegar na riqueza e nem nos seus bens, a Palavra diz que ele era rico, mesmo assim resolveu no seu coração que iria doar a metade de tudo quanto tinha.
Este ato nobre de Zaqueu nos faz lembrar de uma outra pessoa que teve esta mesma oportunidade, porém não seguiu no mesmo caminho de Zaqueu.

Refiro-me ao mancebo rico, ele se julgava cumpridor dos mandamentos de Deus, a qual o Senhor testificou que ele de fato cumpria, porém lhe faltava uma coisa, ir vender seus bens e dar aos pobres e seguir a Jesus. A Palavra diz que o jovem saiu triste porque era muito rico.
É claro que Senhor não queria que aquele jovem viesse a ser tornar um pobre, o problema estava no fato de o coração do jovem estava posto nas suas riquezas.
É por isto que o Senhor quando ensinava o povo disse:
Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. (Lc 12.34)

O tesouro do jovem rico estava nas suas riquezas, por isso não aceitou o pedido do Senhor, mas este não foi o caso de Zaqueu, naquele momento o seu tesouro maior era o Salvador que tinha entrado em sua casa, por esta razão ele se desprendeu de sua riqueza e procurou de imediato ser um homem justo, corrigindo as suas falhas.
Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar as
 pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. (Lc 19.8)


Conclusão
Assim como o Senhor sabia da intenção e do nome de Zaqueu, sabia também que ele estava disposto a cumprir tudo quanto tinha dito, por esta razão foi categórico quando afirmou que a salvação havia vindo aquela casa.
Zaqueu havia se salvado, pois ele desde o principio não fez como as demais pessoas da multidão, mas procurou saber quem era Jesus, isto foi um ato de fé.

Que este mesmo sentimento possa sempre permanecer em nosso coração, devemos procurar saber quem é Jesus. O Senhor Jesus não é apenas um homem extraordinário, um profeta, mas sim Deus. É importante termos isto em mente.

Lembro que em certa ocasião o Senhor Jesus perguntou a seus discípulos:
 “Quem os homens dizem que eu sou?”
Alguns discípulos mencionaram os nomes as quais o povo pensava ser Jesus, por ultimo Pedro usado pelo Espírito Santo revela: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”
Se o Senhor perguntar a você a seus alunos; Quem sou Eu?  Como você responderia esta pergunta?   
Pense nisto, reflita com seus alunos! 
Que Deus os abençoe.


Colaboração para Portal Escola Dominical - Profº Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário