sexta-feira, 19 de julho de 2013

LIÇÃO 3 – JESUS MORREU POR MIM

Objetivos da lição
Após a aula seu aluno deve saber o real motivo pelo qual Jesus morreu. Estar consciente da importância do sacrifício de Cristo.

Texto Bíblico: Is 53.3,4
Rm 3.23, 5.7,8; Isaias 53.3,4
Era desprezado e o {ou rejeitado pelos homens} mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

O profeta Isaias é conhecido com o profeta messiânico, ou seja, ele foi quem mais escreveu sobre a vinda do Messias, os testos acima Isaias descreve pela revelação divina todo o sofrimento que o Messias passaria.
No versículo 3 Isaias descreve a sua condição humana do Messias, como homem Ele teve uma vida comum de trabalhos e dores.
No versículo 4 Isaias descreve o seu trabalho espiritual, a qual não somente salvou a alma humana mas também levou consigo muitas conseqüências do pecado.

Romanos 3.23, 5.7,8
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

No versículo 23 Paulo descreve a situação geral da humanidade, pois o pecado passou a todos os descendentes de Adão, o homem foi destituído, ou seja, perdeu a gloria de Deus que estava sobre a sua vida, ele perdeu a imagem e semelhança de Deus. Observe que quando Adão teve seu primeiro filho a Bíblia é clara:
E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete. (Gn 5.3)

Os descendentes de Adão já não eram conforme a imagem e semelhança de Deus.
Nos versículos seguintes Paulo descreve que embora somos pecadores e nada fizemos para merecer o perdão de Deus, ao contrario, merecíamos a morte e condenação, porque a Palavra diz que o salário do pecado é a morte; Cristo se entregou para nos resgatar do pecado, nisto está o amor de Deus.

O interessante que muitas pessoas podem questionar:
Porque acabamos sendo condenados pelo erro de Adão, seria isto justo?
Mas também seria justo que todos fossem justificados se apenas um foi obediente (Jesus)?


Introdução
O Senhor Jesus Cristo morreu na cruz do calvário para nos salvar da condenação eterna proferida no jardim do Éden.
Podemos afirmar que estas 4 primeiras lições do trimestre são seqüências, pois todas estão ligadas entre si, de modo que o professor pode voltar a lição passada para que assim, esta a qual estudaremos agora, seja uma fiel continuação. Visto que o assunto do trimestre é o Plano da
Salvação seria aconselhável que os alunos estivessem conscientes de todos os passos e partes deste plano, temos a cada lição estudado uma parte deste plano.

Na lição de hoje estudaremos a razão da morte de Jesus, bem como a importância do seu sacrifício no plano da salvação. Podemos afirmar que para que compreendermos com exatidão o plano devemos conhecer bem as partes deste plano. A morte de Cristo e conseqüentemente a sua ressurreição é parte essencial do plano. Sem a morte de Cristo não haveria salvação. Por enquanto trataremos apenas da razão pela qual Ele morreu.

O plano da salvação embora anunciado no jardim do Éden por ocasião da sentença de Deus, não foi executado de imediato, Deus foi revelando através da historia e teve em Jesus o cumprimento total da promessa de redenção. Até o dia de hoje a razão pela qual Jesus morreu não é bem compreendida, até mesmo entre os cristãos pois não entendem como a salvação vem por meio de sua morte, foi exatamente assim que pensou Pedro, quando o Senhor anunciava que iria ser preso e morto Pedro persuadia Jesus para que não o permitisse. Portanto procuraremos nesta lição explicar os reais motivos da morte de Jesus.


Jesus morreu por mim
Inicialmente, temos de entender que não houve nenhuma outra razão pela qual Jesus tenha morrido que não seja o amor pelo ser humano, a promessa no jardim do éden era de que um
Salvador restabeleceria a comunhão do homem com Deus quebrada por causa do pecado.
Deus no seu infinito amor enviou seu filho para buscar o que se havia perdido.
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lc 19.10)

Para que entendamos melhor temos de fazer uso da simbologia bíblica, através desta forma de linguagem compreendemos muitas realidades espirituais. No jardim do Éden alguns fatos ocorridos são símbolos que futuramente haveriam de se cumprir, alias o próprio Senhor em certa ocasião afirmou que veio para cumprir tudo quanto nas Escrituras estava escrito a seu respeito.

Desta forma a morte de Jesus já era algo previsto, não apenas pelo fato de que muitos profetas do Antigo Testamento haviam profetizado que Ele padeceria (Ex. Isaias) mas também porque no próprio jardim um fato aponta para o seu sacrifício. Observe o que Pedro escreveu:
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; (1 Pe 1.1820)

Nestes versículos o apostolo Pedro compara Cristo a um cordeiro sacrificado, no Antigo
Testamento os sacerdotes matavam um cordeiro e o ofereciam como sacrifício para perdão dos pecados do povo, isto era conforme a Lei de Moisés, isto porque a lei diz que sem derramamento de sangue não há perdão dos pecados.
E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. ( Hb 9.22)

A lei exigia assim por causa do ocorrido no jardim do Éden, ao ler o livro de Gênesis e vermos a historia seguinte a queda do homem compreendemos melhor. Quando Adão e Eva pecaram logo viram que estavam nus e se envergonharam de modo que se esconderam de Deus, depois para cobrir a sua nudez fizeram aventais de folhas de parreira, este ato é um símbolo da tentativa “humana” de cobrir o seu erro, mas como é conhecido a parreira não era algo adequado para vestimenta, por essa razão Deus providenciou algo bem melhor. Deus fez vestimenta (ou túnicas) de pele de um cordeiro. E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu. (Gn 3.21)

Este ato de Deus nos mostra que somente Deus pode providenciar um meio pelo qual o homem pode ter o seu erro (pecado) coberto. Neste ato um cordeiro teve de ser sacrificado, ou seja, seu sangue foi derramado, A Palavra afirma que Jesus foi conhecido como o cordeiro antes da fundação do mundo, esta passagem faz alusão a este cordeiro morto no jardim do Éden.
Alias João Batista ao ver Jesus afirmou: No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. ( Jo 1.29)


I. Dar a vida é um ato de amor
A morte de Cristo foi algo tão importante e influente no mundo que ate a historia foi dividida por este acontecimento, quando nós mencionamos a data de algum fato histórico sempre utilizamos a divisão a.C e d.C ,ou seja, antes de Cristo ou depois de Cristo.
Embora o mundo não entenda a razão pela qual Cristo morreu, alguns procuraram apenas saber quem foi o culpado por sua morte, alguns atribuem a Judas, outros aos judeus, outros ao pecado.
Mas todos supõem que sua vida foi tirada, algo que não é real, é bem verdade que houve agentes quer causaram sua morte física, mas o mais importante é saber que o Senhor morreu não por causa da vontade humana dos homens pecadores, mas Ele mesmo se entregou por nós.
Quando vieram lhe prender e Pedro tomou a iniciativa de o proteger o Senhor afirmou:
Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? (Mt 26.53)

O Senhor Jesus quando esteve na Terra, possuía as duas naturezas humana e divina, portanto Ele também é Deus, e por isso poderia se livrar de todos os seus inimigos. Mas Ele por seu imenso amor, não poupou a sua própria vida em favor dos pecadores.
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Rm 5.8)

Este mesmo amor é manifestado a nós, ao qual o Senhor nos tem como amigos.
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (Jo 15.13)

O Senhor no seu amor e cuidado pelos discípulos se identificou como um pastor de ovelhas, na qual pelo cuidado das mesmas se desprender de tudo a fim de proteger as ovelhas.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. (Jo 10.11,15)


II. Jesus pagou nossa divida
Jesus morreu Pelos Nossos Pecados. “Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Co 5.21).“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído {ou quebrantado} pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados”. (Is 53.56).

Todas as pessoas falam e até mesmo os incrédulos sabem que Jesus morreu pelos nossos pecados. Mas não teremos revelação espiritual enquanto não soubermos por que foi necessária esta morte. Por que Deus exigiu a morte de seu único filho?
Para conhecermos o amor de Deus é necessário conhecer também sua santidade e justiça. Deus é perfeitamente santo e perfeitamente justo. Não pode suportar nem mesmo aquilo que para nós seria um “pequeno erro”. Sua santidade se ofende com qualquer forma de pecado e sua justiça exige punição (Rm 1.18 ). Assim é Deus. Ele é santo e justo. Se a exigência é assim tão grande, e se só um homem totalmente perfeito pode agradar a Deus, então quem poderá agradálo?
Quem poderia preencher tais condições? A resposta clara da Escritura é: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm 3.23).“Não há justo, nem sequer um ...” (Rm 3.10)

E qual a conseqüência disto? “... o salário do pecado é a morte...” (Rm 6.23).
Esta é a morte eterna, o castigo eterno. Quem está sujeito a este castigo? Toda a raça humana.
Quando o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo, então entendemos como estamos mal diante de Deus e como é grande a nossa dívida para com Ele. Conhecemos a nossa culpa e perdemos a paz. Só então começamos a compreender porque Jesus morreu. Ele morreu para satisfazer a justiça de Deus e aplacar a sua ira. Nós merecemos ser castigados pelos nossos pecados, mas Jesus aceitou ser castigado em nosso lugar. Assim Deus satisfez sua justiça. Por isso Isaías diz que “. . . O Senhor agradou moê-lo” (Is 53.10)

Se nós somos culpados diante de Deus, como podemos ter paz com Ele? Só temos quando entendemos que Jesus pagou o nosso castigo: “. . . o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele” ( Is 53.6 ) . Jesus pagou a nossa dívida!

Vejamos abaixo um quadro completo do significado amplo da morte de Jesus:
Conseqüências do Pecado A morte de Jesus como solução
1.      O homem ofendeu a santidade de Deus e provocou a sua ira (Rm 1. 18)
2.      A morte de Jesus foi propiciatória (Rm 3.25; Hb 2.17; 1 Jo 2.2; 1 Jo 4.10), ou seja satisfez a justiça de Deus. (Não significa que a justiça de Deus foi eliminada, mas sim satisfeita)
3.      Por causa disso o homem está condenado ao castigo eterno. (Rm 6.23)
4.      A morte de Jesus foi um sacrifício (If 3.24 1:7). Isto quer dizer que sua morte foi substitutiva, Ele morreu por nós. (1 Pe 2.24;3:18) . Foi uma troca, o justo pelos injustos. Significa que o nosso castigo já foi pago
5.      A morte de Jesus foi redentora (Rm 3.24; Ef 1.7). Isto significa que Ele nos resgatou (Gl 3.13). Ele que não era escravo de Satanás, foi até o "mercado de escravos" e nos livrou (Hb 2.14,15), nos comprou pagando o preço do resgate: Seu precioso sangue. (At 20:28 Ap 5:9).
6.      O homem perdeu a comunhão com Deus e nãopôde mais se relacionarcom Ele. (Is 59:2)
7.      A morte de Jesus foi reconciliadora (2 Co 5.18,21; Cl 1.2122).

Reconciliar quer dizer “fazer a paz”. Quer dizer que afastadas as barreiras o homem pode novamente estabelecer relações com Deus. Como já houve propiciação, sacrifício, e redenção, agora Deus reaproxima o homem Dele e faz com que ele goze novamente de sua amizade.
Jesus pagou o preço. Jesus quitou a nossa dívida.
Jesus anulou a nota promissória que nos mantinha cativos. “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Cl 2.13,14).
Jesus mediou nosso acesso a Deus.

Jesus fez tudo. Se recebemos dons e somos usados por Deus para alguma obra, é porque Jesus pagou o preço. Se nos mantemos em pé, seguindo pelo caminho estreito, é porque Jesus pagou o preço. Se temos fé, se amamos, se pregamos, se oramos, se conquistamos vitórias, se alcançamos nosso próximo, se mantemos comunhão com Deus, se recebemos perdão, é porque Jesus pagou o preço.
E não foi barato nos dar tudo isso. Foi um alto preço. Custou a vida do Filho de Deus.
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”. (1 Pe 1.18,19).


III. Aceitar ou rejeitar?
As Boas Novas, ou seja, o Evangelho é que um presente GRATUITO de Deus – a SALVAÇÃO.
Muitas pessoas não sabem que é um presente gratuito, ao contrário, pensam que só podem ganhar entrada no céu através de uma vida caridosa, ou de comparecer a Igreja aos domingos. Mas qualquer que seja nossa descendência, nacionalidade ou criação, que rituais e cerimônias tenhamos participado, não importa quão sinceramente vimos tentando viver uma vida pia e caridosa, o mesmo fato ainda permanece: estamos espiritualmente mortos.

Na verdade, nada nos faz certos perante Deus.
Somos moralmente corruptos. Somos culpados diante de Deus. Não temos o poder de salvar-nos a nós mesmo. Do jeito que somos não temos a mínima chance. Ao invés de nos fiarmos em adivinhações e naquilo que acreditamos que precisamos alcançar, a Palavra de Deus nos diz como podemos ter um relacionamento com Deus e viver uma vida de modo integral. Jesus nos diz na Bíblia que Ele veio para que tenhamos vida e vida com abundancia (Jo 10.10).

Para obtermos mais da vida, temos que levar em conta nossa resposta a Jesus Cristo.
Jesus reivindicou ao morrer em nosso lugar, que tem o direito de ter controle sobre nós. A sua morte na cruz e ressurreição três dias mais tarde provam que Ele tem o direito de ser o SENHOR de toda a criação. Nós fomos criados para estar com Ele, para amá-lo de todo coração, com toda nossa alma, nossa mente e nossa força.

Mas, muitos não querem que Jesus seja o chefe, o SENHOR de suas vidas. Querem ser LIVRES pra viver a vida como bem lhes aprouver. Porém, quando viramos as costas ao nosso Criador somos como um trem que saiu dos trilhos, sem nenhuma liberdade. Quando ‘saímos dos trilhos’ do nosso relacionamento com Deus, nossa vida passa a ser como uma roda girando na areia. Um dia esta condição se torna permanente.

Ao passar uma vida dizendo “Jesus, eu não te quero na minha vida”, no final, Deus nos deixa fazer do nosso jeito Ele nos dá uma eternidade LIVRE de sua influência e cuidado (o que significa ser cortado de tudo que é bom). É evidente que isso não é VIDA, de jeito nenhum é exatamente o oposto. Mas por causa de seu amor, Deus não quer que terminemos assim. Nós não podemos fazer nada para ganhar de volta nosso lugar no livro dos bons de Deus mas  a boa nova é que não temos que fazer mesmo nada. Deus mandou Jesus a este mundo, e Jesus viveu da maneira que nós deveríamos viver. Jesus veio para nos dar o único caminho pelo qual poderemos nos reunir com Deus. Sua morte inocente recebeu o castigo que nós merecemos por causa da nossa rejeição de Deus. Porque Jesus pagou o preço por nós, Ele nos oferece o presente gratuito do perdão e vida eterna.

Nós então, tanto podemos aceitar ou rejeitar este presente. Se rejeitarmos Jesus – eternamente viveremos uma vida sem Ele, uma vida sem amor, paz e tudo o mais que faz sentido. Não tomar nenhuma decisão é permanecer no caminho que nos levará a este destino.
Para tomar a decisão de aceitar Jesus em nossa vida e ganhar eternidade com Ele, teremos que fazer uma escolha permanente de nos voltarmos para Deus, e deixar que Jesus seja nosso Deus.
Necessitamos confiar no Seu perdão. Necessitamos agradecer a Jesus por nos ter reunido de novo com Deus, nosso Pai, e ter nos mostrado a maneira de realmente ter mais na vida, tanto neste mundo como no próximo!

O presente GRATUITO de Deus é a oferta de vida eterna através de Jesus Cristo, seu Filho; é o perdão e liberdade da morte espiritual.
É seguir a Jesus como meu Líder e Resgatador, é confiar Nele, é obedecer a Ele na sua vida, ou seja em seu cotidiano como seu Deus e Senhor. Então o que decidirá? Vida Eterna, ou uma eternidade de solidão espiritual – sem Deus, sem paz.


Conclusão
A Bíblia nos fala com autoridade acerca da eternidade, porque é a Palavra de Deus.
É a suprema regra de fé e prática porque é fidedigna e inspirada por Deus.
Através da Bíblia, Deus nos dá a revelação de Si mesmo e da redenção, sendo tudo patenteado na vida, nos ensinamentos e na Obra Salvadora de Jesus Cristo.
As Escrituras revelam a mente de Cristo e ensinam o significado de seu Senhorio. Na sua singular e una revelação da vontade divina para humanidade, a Bíblia é a autoridade final que atrai as pessoas a Cristo e as guia em todas as questões de fé cristã e dever moral.

Todo ser humano deve decidir entre a vida e a morte – a vida de alegria ou o castigo eterno.
Deve ter em si a responsabilidade de estudar a Bíblia, com a mente aberta e com atitude reverente, procurando o significado de sua mensagem através de pesquisa e oração, orientando a vida debaixo de sua disciplina e instrução.
Lendo- a seremos sábios, vivendo seus ensinos seremos salvos.
Deus vos abençoe.


Colaboração para Portal Escola Dominical– Prof. Jair César Silva Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário