sexta-feira, 19 de julho de 2013

LIÇÃO 3 – É DROGA MESMO

AO MESTRE
Amado (a) o ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual e por essa razão é muito significativa para à cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o inicio desta obra, é necessário cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal.
Relembremos as características dos adolescentes e como deve agir o professor (a):
a.      Características físicas:
Como eles são:passando por transformações físicas. Estão mudando a voz (especialmente os rapazes). São inquietos, às vezes cansados (devido às mudanças físicas).
O professor deve: chamá-los de jovens (não gostam de serem tratados como crianças), demonstre simpatia e interesse por suas preocupações, deve providenciar um programa de atividades variadas.

b.      Características mentais:
Como eles são:quase sempre há crescimento e vivacidade mental. Melhor desenvolvimento dos poderes de raciocínio. A imaginação adquire mais vida. Recebe sugestões.
O professor deve: falar muito acerca da Bíblia, em suas aulas deve se dar mais ênfase ao espiritual (com aplicações práticas para o cotidiano), providenciar planos de leitura bíblica, responder as perguntas de forma correta e sincera.


c.       Características sociais:
Como eles são:surge o instinto de agrupamento. Começam a desenvolver sentimento de lealdade. Abre-se para eles o panorama social e há novos interesses. Receiam fazer novas amizades. São tímidos e retraídos. Interesse crescente pelo sexo oposto. Desejam agradar as pessoas, mas sentem receio de ofender.
O professor deve: criar oportunidades para trabalharem, orientar sua lealdade para Cristo, providenciar atividades para trabalharem em grupo.


d.      Características Emocionais e Espirituais
Como eles são:a religião é pratica. Receptivos e sinceros. Querem uma explicação para crer.
O professor deve: não enfatizar mais o abstrato em suas aulas, mas também não eliminá-lo, devem ser  conduzimos à conversão (estão favoráveis a isso), os ensinos devem ser doutrinários, mas explicados pela Bíblia.

Lembrando aos prezados (as) que o professor (a) de EBD, não trata somente dos aspectos humanos da personalidade. Seu trabalho está também ligado a redenção da alma da pessoa e ao seu progresso à semelhança de Cristo. Desse modo o trabalho de quem ensina na EBD se torna uma missão de significado eterno.

Deus continue vos abençoando.


OBJETIVO
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entenderque nosso corpo é Templo de Deus e morada do Espírito Santo, e, portanto deve ser cuidado, mantendo nos afastados de tudo o que o destrói. Deus quer que vivamos uma vida com corpos e mentes saudáveis e agradáveis a ELE.



PARA REFLETIR
“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. (1 Co 6.19 –NTLH)

Fomos comprados pelo sangue de Cristo, portanto, devemos honrá-Lo em nosso corpo, com toda a nossa maneira de viver. Fomos comprados por preço muito alto, logo, pertencemos a ELE.


Texto Bíblico em estudo: 1 Co 6.1720.


INTRODUÇÃO
Muitas pessoas dizem que têm o direito de fazer o que quiser, como quiser, pois quem manda em sua vida é ele. Embora pensem assim, sabemos que os cristãos, após aceitarmos a Jesus, o
Espírito Santo passa a habitar em nós, assim sendo nosso corpo não pertence mais a nós, fomos comprados pelo sangue de Jesus Cristo, ELE pagou o preço por nós, fomo adquiridos para dar frutos para o Reino de Deus.

Já que nosso corpo pertence a Deus, não podemos violar os padrões estabelecidos por ELE em Sua Palavra, não devemos no deixar levar pelos vícios e maus costumes ditados pelo mundo.



UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO
Apesar de a lição estar levando somente para a questão das drogas, sabemos que um abismo chama outro abismo como diz o tópico.

Vivemos um tempo denominado de pós-moderno, onde impera não somente o uso indiscriminado de drogas, mas também a permissividade pessoal e social.
Onde o padrão de comportamento justo e correto, com seus limites à luz da Palavra de Deus, tem sido removido, resultando na falência moral de muitos em nossa sociedade e até mesmo nos meios denominados “evangélicos”, comprometendo seriamente a vida espiritual de muitos crentes. E o adolescente não está imune e isso, e muito menos tem preparo psicológico e espiritual para lidar com isso, se não receberem um ensino sadio da Palavra de Deus, onde terão seu caráter firmado em Deus e em Sua Palavra.

Todos têm liberdade de escolha, porém, o que vemos é que a sociedade secular, não tem limites quanto a comportamento, procedimento, traje, relacionamentos etc., as conseqüências disso vemos nas atitudes e fatos dos mais absurdos, ilícitos e pecaminosos que se possa imaginar.
Quando as confrontamos com as normas contidas na Palavra de Deus, vemos que a devassidão e o mau, tomam conta do mundo em todas as camadas da sociedade, e infelizmente têm afetado nossas igrejas, e consequentemente nossas crianças e adolescentes, tão indefesas em meio à esse turbilhão que a mídia derrama sobre elas.

Mais do que nunca precisamos de professores (as) que tenham compromisso sincero e pessoal com Deus e Sua Palavra. Para que usamos pelo Espírito Santo possam resgatas nossas crianças e adolescentes das garras sutis do maligno. Lembrando aos amados, que de lutar “contra osprincipados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12), e somente teremos êxito se estivermos revestidos da armadura de Deus.

É imprescindível que o amado (a) se posicione diante de Deus, peça revestimento do Espírito
Santo, pois, precisamos não somente instruir nossos alunos, mas também gerar neles, um caráter
cristão autentico, imunizando-os contra a podridão social que está no mundo.
Nas escolas publicas e na mídia em geral, impera o sincretismo religioso (Tendência à unificação de idéias ou de doutrinas diversificadas e, por vezes, até mesmo inconciliáveis), que distorce a Palavra de Deus, enlaçando muitos que não está firmado nos ensinos contidos na Bíblia Sagrada.

Com isso vêm a perda do temor a Deus, logo atrás vem a imoralidade, a incredulidade, a permissividade (drogas e sexo) e a apostasia. Como vemos um abismo chama outro. Abrir mão dos padrões morais estabelecidos por Deus, é ferir de forma letal a fé em Cristo (Hb 3. 1619).
Cuidemos daqueles que Deus nos confiou – ajudemos nossos alunos, imunizando-os contra as astutas ciladas do maligno (Ef 6.11).



CORPO – TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
A igreja nas últimas décadas tem sido alvo de poderoso ataque do maligno, em alguns casos explícito; mas, ele tem sido implícito muitas vezes, e não são percebidos de imediato. Uma forma eficaz de ação é introduzir o “mundanismo” no meio da congregação. Tudo começa de uma forma muito inocente e inofensiva, mas, no decorrer dos dias, se avoluma e envolve todas as mentes que, influenciadas pelos espíritos malignos enviados pelo diabo, tornam-se cegos, e como tais, destituídos da visão de Deus (espiritual).

A carne se manifesta e as coisas esdrúxulas são concebidas como perfeitamente normais.
Em conseqüência, deparamos com igrejas totalmente permissivas quanto aos modos de vida, comuns e aceitáveis àqueles que vivem no “mundo” longe dos princípios eternos do Deus vivo.
Os servos de Deus devem observar o seu proceder e agir de uma forma que edifique a todos. "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer." (Rm 14.21).

Hoje tem “barzinhos evangélicos”, “cerveja sem álcool”, e por ai segue – olhando à luz da Bíblia, vemos que os tais que assim se justificam, há muito apostaram da fé genuína, pois uma das características do cristão autentico é a sinceridade e o amor à Palavra de Deus – coisa que não vemos nos tais “evangélicos” que têm tais costumes.

Hoje vemos que este mandamento do Senhor contido em Rm 14.21, não é observado e nos deparamos com pessoas que se auto intitulam de “crentes” que escandalizam as pessoas, as impedindo de conhecerem a Palavra de Deus, pois com o mau procedimento dos que intitulam “servos de Deus”, elas se afastam, pois em sua concepção agem melhor do que “estes” que dizem estar na igreja.

Como mencionei acima, as drogas não são as únicas coisas que maculam nosso corpo como Templo de Deus.
Por exemplo:
Piercing – Inimaginável no corpo do Servo de Deus. O piercing tem sua origem em rituais religiosos. Usar tal coisa, é mutilar o corpo, que é templo do Espírito Santo.

Tatuagem – A conotação espiritual impregnada no uso das tatuagens é real. Por mais inocente
que seja a figura, traz em si, um significado ritualístico.
Veja como deve ser o servo:
"Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza."(1 Tm 4.12)

Olhando segundo o Espírito de Deus, fica patente, que tudo isto são apenas desejos da carne, uma forma de externar “rebeldia, obstinação, teimosia, etc.”, o querer ser diferente dos demais, é abrir portas para o diabo agir na vida.

Piercing e Tatuagem:
Esquecem-se, que o chamado do Senhor é para que sejam diferentes, separados deste mundo, e que, jamais compartilhem os mesmo prazeres e práticas, veja:
“Não se juntem com os descrentes para trabalharem com eles. Como é que o certo e o errado podem ser companheiros? Como podem viver juntas a luz e a escuridão? Como podem Cristo e o diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos pagãos? Pois nós somos o templo do Deus vivo." ( 2Co6.14-16)

É comum a seguinte desculpa:
A Bíblia não condena! Não existe na Bíblia tal proibição! E semelhantes.
Concluímos que os que pensam assim, estão destituídos do Espírito Santo de Deus, que edifica a vida e nos capacita a ouvir a voz do Senhor, e ilumina o caminho pelo qual devemos andar.
O texto de nossa lição diz:
“Será que vocês não sabem que o corpo é o Templo do Espírito Santo, que vive em vocês e foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, pois Deus os comprou e pagou o preço. Portanto, usem os seus corpos para a glória Dele.” (1Co 6.19,20)

Quando nos conscientizamos que somos servos do Senhor, que fomos comprados através do sangue de Cristo, e que, a nossa vontade deve estar sujeita ao nosso dono e com a idéia que nosso corpo é Templo do Espírito de Deus; chegamos à conclusão: não temos qualquer autoridade de usá-lo de uma forma diferente da contida nas Sagradas Escrituras. Por conseqüência, é rebelião contra o Senhor, a decisão de encher o corpo de penduricalhos ou piercing e tatuagens.

As desculpas para satisfazer a vontade da carne são inúmeras: o modo de vida dos Israelitas antigos ou mesmo a cultura de um povo estrangeiro podem ser invocados, para justificar uma forma de se vestir ou agir. Os adeptos do piercing, apelam até para a "argola" que Rebeca usou no nariz! Na tentativa de justificar seu agir errôneo.

Mas, é bom lembrarmos que estamos no Brasil e que os nossos padrões culturais convencional diferem dos demais povos. É preciso andar no equilíbrio, sem os exageros comuns aos filhos do mundo.

Amados professores, amado povo do Senhor, é indispensável que sejamos exemplos e que o mundo veja em nós um diferencial que é resultado de nossa comunhão com o Senhor. Como podem ver o Senhor e o Amor de Deus, se a nossa vida não apresenta exteriormente qualquer tipo de mudança?
Sejamos exemplo! Influenciamos nossos alunos a ser exemplo também. Veja a recomendação do Apóstolo Paulo:
”Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e napureza(1Tm 4.12)
Seja exemplo... na conversa:
É patético encontramos alguém que se diz Servo de Deus, quando abre a boca, dela sai apenas palavras pobres em todos os sentidos. São as muitas gírias (gíria significa: Linguagem de malfeitores, malandros, etc., com a qual procuram não ser entendidos pelas outras pessoas. Dicionário Aurélio), como podem o cristão usar o mesmo linguajar comum aos malfeitores e malandros? Esta forma de expressão com certeza é imprópria.
Timóteo não a usaria de forma alguma.
A santificação deve envolver todas as áreas de nosso ser.

Seja exemplo... na conduta:
O Senhor não parou para definir como devem ser algumas coisas e esta “brecha”, que na realidade não existe, é o grande gancho para diversas confusões; fundamentos são lançados e revestidos de autoridades de "salvar ou condenar". É comum encontrarmos no meio da igreja, profundas controvérsias quanto ao que chamam de uso e costumes.
Se esquecem que fomos dado o Espírito Santo, para edificar nossa vida e transformar nosso corpo em Templo. Apenas isto é o suficiente, para sabermos agir segundo a vontade de Deus.

Abraão, o Pai da fé, não tinha uma Bíblia, mas, tinha um coração sensível à voz do Espírito e seu agir, foi correto aos olhos do Senhor Deus.
Moda: desde quando o servo de Deus necessita estar ligado à moda? Porque gastar dinheiro emcoisas tão vãs? A moda geralmente quer colocar o corpo em evidência.
Tatuagem, piercing: em que é justificável a vontade de muitos em assemelhar-seaomundo? Sujar as “paredes” do templo do Espírito Santo com pichações (Tatuagens)? E encher-sede badulaques (piercing)? Fomos chamados para sermos semelhantes ao Senhor Jesus Cristo,seus imitadores e discípulos! Ser discípulos do mundo jamais!

Seja exemplo... no amor:
A presença do Espírito de Deus em nossa vida é confirmada com o nosso agir cheio de amor e santidade. (Jo 14.23,24). Este amor, leva-nos a sermos sujeitos às autoridades constituídas e a ouvirmos aqueles que se achegam a nós com palavras sábias de vida.
Desenvolva uma comunhão real com Deus, para que sejas tomado pelo poderoso amor e capacitado a amar ao próximo como a si mesmo.

Seja exemplo... na fé:
Fé é uma questão difícil, geralmente ela é muito teórica, ou seja, quando tudo está muito bem, cremos e confiamos totalmente no Senhor; mas, quando as provações vêm, ela deixa de existir. E os males sobressaem, e dominam a situação.
Esta fé teórica, precisa com urgência ser revestida pelo verdadeiro crer, que nos é dado pelo
Senhor, tornando nossa vida, edificada sobre a rocha, firme e inabalável. Quem não tem fé, peça-a a Deus.


Seja exemplo: na pureza:
Como é difícil ser puros, neste mundo que tanto tem a oferecer! Mas é possível!
E esta é uma ordem muito clara do Senhor Jesus “devemos imitá-lo” em todos os aspectos da vida.
Ø  O namoro, quando existir, precisa ser encarado como prenúncio do casamento, jamais como passatempo ou apenas para satisfazer os desejos e inclinações da carne.
Ø  O sexo, é uma prática restrita ao casamento. “Todos que olharem para uma mulher com intenção impura, já adulterou...” (Mt 5.28) isto significa, que o relacionamento entre um casal solteiro,deve ser totalmente desprovido de qualquer forma de sensualidade.Salientando que o adolescente deve aguardar a maturidade necessária para um compromissosério, sexo livre é pecado. Não importa se o Governo distribui “camisinhas para adolescentes” sea mídia diz que ele pode fazer sexo “desde que previna gravidez indesejada” – A Bíblia diz que épecado,e todo pecado traz terríveis conseqüências para os que cometem tais erros.
Ø  Homossexualismoé uma abominação ao Eterno. Não devemos nos ater à tais práticas, por mais que a mídia as mostre atrativas. O proceder de um filho de Deus deve ser diferente, deve viver de forma a glorificá-Lo em tudo o que fizer. Mas também não devemos discriminar as pessoas que por não conhecer a Palavra de Deus se enveredaram por esse caminho, temos de amá-las e mostrar o que a Palavra de Deus diz a respeito dessas coisas. Deus quer o melhor para nós, sempre quer nossa felicidade, e tudo o que ELE reprova é para que possamos viver melhor.  Como sempre diz o Padre Paulo Ricardo de Azevedo Jr.“Nós nunca devemos criticar pessoas, mas sim atitudes”

É certo que muitas vezes as conseqüências pelos pecados cometidos serão carregadas por toda a vida, isto é inegável.
Por exemplo:
- Uma jovem que engravidou, sempre levará o vulgo de mãe solteira.
- Uma pessoa marcada com Tatuagem, muitas vezes precisará conviver até o fim de sua vida, com elas. Etc.

Porém, todos os que foram lavados pelo Sangue do Senhor e cheios do Espírito Santo, devem viver uma vida sem culpa! Em humildade e com a intenção principal de agradar a Deus em todos os aspectos. Nós como verdadeiros Servos do Senhor, devemos zelar um pelos outros e se somos santificados em Cristo, é dever apresentar o nosso corpo como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm 12 1) e jamais usá-lo pra satisfazer a carne e nos envolvermos com os modismo deste mundo que “jaz do maligno” (1 Jo 5.19), entristecendo assim, o Espírito de Deus e por conseqüência os irmãos.


CONCLUSÃO
Concluindo, quero citar o ensinamento de Paulo:
”Alguns dizem assim: ‘Podemos fazer o que queremos, ‘Sim, mas nem tudo é bom.’ Podemos fazer o que queremos, 'mas nem tudo é útil.”(1Co 10.23 - NTLH).

Vemos que temos liberdade para tudo, no entanto, nem tudo é bom ou útil!
“Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. (1Ts 5.23 - NTLH).

Amado (a) viva de acordo com a vontade do Senhor. Somente assim seu exemplo confirmará seu ensino. Seja exemplo dos fiéis, influencie seus alunos a terem uma vida genuinamente cristã, e pura diante de Deus – somente assim serão Templos de Deus e Morada do Espírito Santo.

Tatuagens, piercing e outros costumes, são comuns àqueles que ainda precisam ser alcançados e chamados pelo SENHOR. Possuir uma aparência semelhante aos que não conhecem a Jesus, jamais vai influenciar alguém a se decidir por Cristo. Esta forma de pensar procede do maligno! Jesus, não se assemelhou a ninguém para fazer a obra, na verdade, sentou-se com pecadores, mas, não se assemelhou a eles, ou seja, não praticou ou usou nada que eles tinham por comum fazer. Vivamos de forma que honremos ao SENHOR. Amém.


Colaboração para Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário